05/06/18 11h50

Imposto de equipamento de parque temático cai para zero

Folha de S. Paulo

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) zerou o imposto de importação de equipamentos para parques temáticos para reduzir os custos de investimentos no setor de turismo.

Os bens que poderão ser importados sem taxas são geralmente utilizados para a instalação de brinquedos como rodas-gigantes e carrosséis.

Os itens tiveram a alíquota para compra no exterior reduzida de 20% para zero, por inclusão na Letec (Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul).

Antes de aprovar o pleito, a Camex constatou que não existe produção nacional de nenhum dos equipamentos.

A entidade que representa o setor e apresentou a demanda possui 18 parques no Brasil e gera cerca de 11 mil postos de trabalho.

Os maquinários que tiveram alíquota zerada são importantes para que as atrações se mantenham atualizadas, segundo a câmara que regula as tarifas de importação.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (5), no Diário Oficial da União (Resolução Camex nº 36/2018).