22/10/14 14h44

Incubadas da Unicamp geram 15,8 mil postos de trabalho

AGEMCAMP - Agência Metropolitana de Campinas

As empresas instaladas na incubadora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são responsáveis pela geração de 15.788 postos de trabalho, segundo levantamento feito da Agência de Inovação Inova Unicamp. A universidade tem 316 empresas–filhas cadastradas, 244 em atividade.

A maior parte delas são micro e pequenas empresas, que correspondem a 68% e 17% do total, respectivamente. Outros 8% são de médias empresas, 1% de médias-grandes e 2% de grandes empresas. Outros 4% de empresas não revelaram sua classificação à pesquisa. O faturamento anual das empresas é estimado em R$ 2 bilhões (US$ 800 milhões).

“Campinas possui um ecossistema muito interessante, que atrai investidores e pessoas empreendedoras. Contamos com uma universidade renomada, bons centros de pesquisa, pontos que contam muito na hora de abrir um negócio”, afirma o diretor-executivo da Inova Unicamp, Milton Mori.

As empresas-filhas ativas atuam principalmente na área de tecnologia de informação (27,3%), consultoria (16,3%), engenharia (10,6%), alimentos e bebidas (5,4%) e energia (4,9%). Algumas atuam em mais de uma área.

“Nosso objetivo é consolidar a imagem da Unicamp como universidade empreendedora. Para tal, incentivamos que os empreendedores busquem conhecimento para aprimorarem os negócios. O preparo profissional é capaz de influenciar diretamente na taxa de mortalidade de novas empresas”, diz Mori.