20/01/15 15h09

Incubadora de empresas ressurge até final de março

Organismo abrigará até 10 empresas, depois de ficar dois anos inativo no Município

A Tribuna - Santos

Santos ganhará uma nova incubadora de empresas até o final do primeiro trimestre. Com obras avançadas, o quarto andar do Centro de Atividades Integradas (Cais), no Colégio Santista, será ocupado por até dez empresas.
O espaço é provisório, já que a partir de meados de 2016 as empresas serão transferidas para o prédio da sede do Parque Tecnológico de Santos, que está sendo construído em uma área livre atrás do Cais.
A incubadora volta a funcionar após dois anos inativa no Município. Mudança de endereço, obras e alguns problemas de gestão emperraram as atividades nesse período. Mas nada que tire o interesse das novas empresas.
“Fomos procurados por mais de 15 empresas, a maior parte desenvolvedora de aplicativos. Temos também interessados de outras áreas, como a pesca”, explica o diretor técnico da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Marcus Sammarco.
De acordo com ele, uma comissão com técnicos, incluindo membros da Associação de Startups e Empreendedores Digitais da Baixada Santista (Asebs), vai ajudar a escolher as empresas que vão se instalar na incubadora. O edital de chamamento será lançado até o final do primeiro trimestre.
“Viabilidade do projeto, estágio do trabalho empresas que estiverem com seus planos de negócios mais consolidados vão levar vantagem”, diz.
Entre as vantagens de se instalar na incubadora está a economia nas despesas. Ainda sem valor definido, Sammarco afirma que o aluguel do espaço será subsidiado, além de garantir consultoria técnica, ciclo de palestras e apoio com jurídico, marketing e contabilidade;
O diretor da Asebs, Ricardo Caspirro, faz analogia com a incubadora de bebês para destacar a importância do novo espaço. “Assim deve ser a incubadora de empresas, um ambiente para fazer com que as empresas possam dar vida a seus projetos”.

Inovação
Caspitto afirma ainda que uma incubadora está muito ligada com a inovação. “O empreendedor tem que lidar com uma grande incerteza com o seu negócio. Tudo aquilo que o atrapalhar ou tirar sua atenção vai prejudicar o seu negócio.”
A participação da Asebs na escolha das empresas animou Caspirro. “A Incubadora é um alicerce fundamental para o desenvolvimento da região na construção das startups. Estar próximo e participando acredito que seja fundamental para atingirmos o mesmo objetivo”.
A Incubadora de Santo teve inicio em 1999, quando a Prefeitura de Santos em conjunto com o Sebrae-SP e a Federação e o Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) se reuniram com a intenção de convergir esforços para a implantação da incubadora.
Foram chamadas mais de 30 instituições de todo os meios, das quais 25 assinaram um documento de lançamento do projeto.
A prefeitura então fez esforços para a busca do imóvel mais apropriado para abrigar a incubadora e escolheu o situado na Rua do Comércio n°44. Em 2009, já em novo endereço, na Rua Brás Cubas, 154, a Incubadora de Empresas de Santos chegou a abrigar 16 residentes.