24/11/14 15h08

Indústria amplia e cria 270 empregos

JCNET

Desde 2008, a indústria Sina está presente em Bauru trabalhando com esmagamento de soja e amendoim, que são transformados ainda para outras diversas finalidades. Visando ampliar o seu nicho de mercado especificamente com o amendoim, a indústria prepara novos planos para 2015. Com investimento de R$ 18 milhões oriundos de um financiamento no Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o espaço de Bauru ganhará um novo parque tecnológico, o que gerará 270 novos empregos.

As novidades foram apresentadas em coletiva para a imprensa e autoridades ontem, na própria indústria, que fica na Vila Santista (região da Vila Independência). Com a ampliação, a fábrica será pioneira no Brasil na produção de margarina e gordura de amendoim, nobres produtos utilizados, principalmente, em cozinhas industriais (culinária asiática e mediterrânea).

"Tornou-se inviável fazer a soja aqui na entressafra e acreditamos no amendoim, que vínhamos esmagando de tempos em tempos. Atualmente, o Estado de São Paulo é o maior produtor de amendoim, com 95% do amendoim nacional. Nós consumimos 25% desta produção estadual. Com os incentivos que estamos dando aos nossos produtores e parceiros, para a próxima safra, em março do ano de 2015, os produtores devem aumentar 25% da produção", disse Yuki Kumakola, diretor operacional do grupo Sina.

O presidente do Sindicato Rural de Bauru e Região, Maurício Lima Verde, reitera a linha de raciocínio. "Se aumenta o investimento nas indústrias, também aumenta a produção de amendoim".

Otimismo

Diferentemente da visão de que a economia nacional deve continuar a sofrer em 2015, o presidente do grupo Sina, Nemr Abdul, aconselha que "não devemos ficar pensando no que alguém disse sobre a economia. Somos um povo trabalhador e temos que encontrar as oportunidades".

"Apesar do cenário não ser otimista, essa visão de crescimento e o investimento que será feito são fundamentais também para os recursos que serão gerados para o nosso município", complementou Arnaldo Ribeiro, secretário do Desenvolvimento Econômico de Bauru.

O novo parque tecnológico será adequado na própria indústria já existente e contará com fábrica de beneficiamento de amendoim, envasamento de óleo de soja, envasamento de óleo de amendoim, novo deslintamento de algodão, fábrica de gordura vegetal à base de amendoim, fábrica de margarina vegetal à base de amendoim, envasamento de lecitina de soja em sacos de 1 quilo.

A expectativa é de que, até julho de 2015, pelo menos 70% dessa nova estrutura esteja concluída. Além de Bauru, cuja indústria está localizada em um espaço de 360 mil metros quadrados, o grupo possui instalações em Santo Anastácio, Orlândia, Pirapozinho, Diadema e São Paulo.

Social

Em 2014, o grupo Sina e o Ressaca Futebol Clube de Bauru firmaram um acordo solidário. "O nosso campo estava parado e surgiu essa oportunidade, porque o Ressaca tem um projeto social de escolinha de futebol para 150 crianças. Então, nós estamos fazendo a reforma juntos para que eles usem o espaço em 2015", explicou o gerente administrativo do grupo Sina, Sérgio Postigo.