18/04/18 12h03

Indústria contrata pelo terceiro mês seguido na região de Sorocaba

Jornal Cruzeiro do Sul

A indústria da região de Sorocaba chegou, em março, ao terceiro mês consecutivo de criação de empregos. No último mês, houve um aumento de aproximadamente 200 postos de trabalho, variação de 0,21%. No trimestre, o setor acumula na região a criação de aproximadamente 1 mil postos de trabalho, um aumento de 1,12%. É o melhor primeiro trimestre para a região desde 2015.

O resultado é bem diferente dos três primeiros meses de 2017, quando o balanço trimestral da região apontava o fechamento de aproximadamente 1.250 postos de trabalho, uma queda de -1,28%. Em março do ano passado, o resultado mensal também era negativo, com a perda de 1.450 postos de trabalho. O saldo de empregos é obtido por meio da diferença entre contratações e demissões.

Os dados são referentes à diretoria regional de Sorocaba composta por 48 municípios e o indicador é elaborado pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

Para o diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, os resultados são positivos e mostram um crescimento consistente. Ele pondera que no acumulado dos últimos 12 meses, o nível ainda é negativo em -5,36%, representando uma queda de aproximadamente 5.200 postos de trabalho. Contudo, acredita que o ano seja de recuperação, mesmo que ainda modesta. Ele destaca a melhora dos indicadores macroeconômicos e credita parte desta recuperação às reformas trabalhista e das terceirizações promovidas no ano passado.

Setores

Syllos aponta o setor automotivo como um impulsionador de empregos para a região, seja na produção direta dos automóveis ou dos seus componentes. "A Toyota está começando um processo de contratação e suas fornecedoras também em função da nova linha do Yaris", diz. A expectativa é de que a empresa crie 740 postos de trabalho até agosto com o objetivo de produzir no país o modelo Yaris, que tem lançamento e início da produção marcados para junho. O diretor da Ciesp Sorocaba conta que outras empresas como a Volkswagen e General Motors (GM) também já voltam a exportar, aquecendo o setor.

Apresentaram saldo positivo de empregos no último mês, os setores de metalurgia ( 2,19 %); produção de veículos automotores e peças (2,03%); móveis (1,90 %); celulose, papel e produtos de papel (1,15%); produtos alimentícios (0,78%); produtos de mineração e não-metálicos (0,67%); confecção de artigos do vestuário e acessórios (0,21%); e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (0,19%).

Já os setores que apresentaram resultados negativos foram produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (4,93%); produtos de madeira (-0,87%); produtos de borracha e de material plástico (-0,63%); produtos têxteis (-0,38%); produtos diversos (-0,37%); bebidas (- 0,22%); equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-0,08%).

Juros e qualificação

O diretor regional destaca que "as perspectivas ao longo de 2018 são positivas para Sorocaba", mas que é preciso pressionar os bancos para a redução dos juros -- pauta considerada pela Fiesp/Ciesp como prioritária para estimular o crescimento econômico. Por meio da campanha "Chega de engolir sapo"", a Fiesp/Ciesp pretende a redução do chamado spread bancário (diferença entre o que as instituições bancárias pagam na captação de recursos e o que eles cobram na concessão do empréstimo).

Syllos também aponta como importante no processo de retomada do emprego que os candidatos estejam qualificados, uma vez que a indústria está cada vez mais tecnológica. "Quem está querendo voltar ao mercado de trabalho: busquem qualificação profissional", aconselha.