11/10/17 11h44

Indústria da região continua contratando

Cruzeiro do Sul

As indústrias da região de Sorocaba mantiveram o resultado positivo na geração de novas vagas de trabalho em setembro. Foi registrado um aumento de aproximadamente 550 postos de trabalho. No Estado, o resultado também foi positivo, com 2 mil vagas abertas no mês.

Os dados são da pesquisa de nível de emprego do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e apontam a situação dos 48 municípios que compõem a regional. O índice positivo -- ainda que um pouco menor que o das 850 vagas geradas em agosto -- deixou a região de Sorocaba em 7º lugar na lista dos melhores resultados do Estado de São Paulo.

Entretanto, a retomada das contratações não reverteram os índices negativos do acumulado do ano (-6,30%), que representa uma queda de aproximadamente 6,2 mil postos de trabalho, e dos últimos 12 meses (-12,86%), com perda de 13.650 postos de trabalho.

Os segmentos que mais empregaram em setembro, na região de Sorocaba, foram os de artigos do vestuário e acessórios (6,58%), informática, eletrônicos e ópticos (3,42%), veículos automotores e autopeças (0,73%) e produtos químicos (0,57%). Os piores resultados ficaram com os segmentos de produtos de borracha e de material plástico (-3,76%) e de produtos têxteis (-1,25%).

A comparação do resultado da região em setembro em relação ao mesmo mês de 2016 foi positiva. No mesmo mês do ano passado foram fechados 1.600 postos de trabalho . Esses dados apontam que 2017 -- que começou com o primeiro semestre de maior resultado negativo dos últimos cinco anos -- começa a dar sinais de recuperação.

"Estamos numa crescente de recuperação, mas ainda com os pés no chão, porque foi uma crise muito prolongada. Os rescaldos ainda são grandes para o mercado", avalia Erly Domingues de Syllos, diretor regional do Ciesp. Para ele, o otimismo reflete uma retomada real dos negócios do setor, mas deve ser moderado.

"Esperamos que os resultados continuem sendo bons até o final do ano. Vamos torcer para não voltarmos ao negativo."

Novo fôlego

Segundo o diretor regional do Ciesp, alguns segmentos -- como o automotivo e de máquinas agrícolas -- já têm demonstrado fôlego para sair da crise. Ele destaca que a região teve uma boa notícia, há algumas semanas, com o anúncio da Toyota sobre o início da produção de um novo carro na fábrica de Sorocaba, o Yaris, além da ampliação da fábrica de motores, em Porto Feliz.

Essa retomada, avalia o diretor do Ciesp, deve-se principalmente à manutenção da inflação sob controle (abaixo de 4%) e a queda contínua da taxa Selic. "A crise perdeu força. Se o governo estivesse melhor avaliado, se não tivesse toda essa "loucura" em Brasília, a recuperação seria mais rápida. Mas a economia está se descolando um pouco da política."

Syllos observa que influência das questões políticas nos investimentos não é uma exclusividade do País. "Aqui em Sorocaba também esperamos que o governo municipal se acomode e com isso comecemos a criar regras mais claras para que as empresas voltem a sondar Sorocaba para se instarem aqui. De modo geral, os investidores ficam assustados com a instabilidade."