28/05/10 10h51

Indústria de vidro investe US$ 222,9 milhões em fábrica

Folha de S. Paulo

A fabricante de vidros e espelhos Cebrace, uma joint venture entre o grupo japonês NSG/Pilkington e o grupo francês Saint-Gobain, vai investir € 170 milhões (cerca de US$ 222,9 milhões) na expansão de sua planta em Jacareí, no interior de São Paulo. "A cidade se transformará no maior polo vidreiro do Ocidente", diz Roberto Wertzner, diretor da Cebrace. A unidade, que receberá um novo forno, o quinto da empresa, deve começar a operar até dezembro de 2011.

Com um aumento de volume de 900 toneladas ao dia, a capacidade total da empresa subirá para 3.600 toneladas diárias, segundo Wertzner. O investimento é o maior recebido por Jacareí nos últimos dez anos, de acordo com o prefeito da cidade, Hamilton Ribeiro Mota. A prefeitura construirá uma via de acesso da rodovia à empresa para facilitar o escoamento, diz o prefeito.

A Cebrace está hoje em segundo lugar em arrecadação de ICMS no município, atrás da AmBev, que também possui fábrica instalada na região, segundo Mota. "Hoje a Cebrace representa 9% da arrecadação de ICMS no município. Após a expansão, poderá alcançar ou até ultrapassar a representatividade da AmBev, que está hoje em 20%", diz Mota.