05/12/17 11h27

Indústria é responsável por gerar a metade da riqueza de Taubaté

Apesar da queda na receita dos últimos anos, a expectativa é de que a cidade continue crescendo a partir do ano que vem; segundo dirigente do Ciesp, a cidade tem muita força em sua estrutura profissionalizante

O Vale

Taubaté é uma cidade essencialmente industrializada. Atualmente, 40% de toda a arredação de impostos da cidade, incluindo o ICMS e repasses oficiais, vêm da indústria, segundo a filial do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) na cidade.

A crise econômica que assola o país nos últimos anos, especialmente desde 2015, gerou uma retração das receitas industriais na cidade. Porém, apesar disso, continuam sendo importantes valores para Taubaté, segundo o Ciesp. "Desde 2015 vem ocorrendo a perda de arrecadação, fruto da recessão e da queda das atividades econômicas, inclusive e principalmente da indústria. Acrescente-se a isso a inadimplência que o município sofre no recolhimento de impostos. Essa situação gera a redução de investimentos do Governo Municipal, que acaba agravando o desenvolvimento geral da cidade. Ainda assim, Taubaté está bem classificada entre as cidades com boa estrutura e qualidade de vida", afirmou José de Arimathéa Campos, gerente administrativo do Ciesp em Taubaté.

Dentro do cenário empresarial, a indústria automobilística é responsável por 50% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) industrial da cidade. "Realmente a força maior do Município vem das indústrias. Cremos que esta relação ainda persistirá por bom tempo, embora a cidade tenha crescido em outros segmentos, como comércio e serviços, e na expansão dos micros e pequenos empresários", disse o diretor.

Segundo ele, porém, é importante que a cidade comece a variar mais o seu mercado. "Achamos necessário que o município busque ampliar as atividades de turismo, nos seus vários segmentos e, ainda, maior crescimento do seu parque industrial", afirmou Arimathéa.

Apesar da queda na receita nos últimos anos, a expectativa é de que, com a força industrial da cidade, Taubaté volte a crescer a partir do próximo ano. "Embora o cenário político-econômico ainda esteja nublado, temos boa expectativa que Taubaté avance um pouco mais em 2018 e nos anos seguintes. Como já dissemos, não há como se esperar uma expansão de atividades, especialmente industrial, que recupere todas as perdas dos últimos anos. Mas, mesmo que lento, acreditamos muito no nosso crescimento. Taubaté tem muita força em sua estrutura profissionalizante, com muitas especialidades. Melhorou significativamente as suas exportações de veículos, nos últimos 10 meses, e tem reduzido um pouco os seus índices de importação, se atentando mais para a produção interna. São bons sinais para acreditarmos em 2018 melhor que os anos anteriores", afirmou Arimathéa.