22/07/19 12h14

Inova Ribeirão: encontro integra empreendedores e pesquisadores

O Inova Ribeirão discutiu temas ligados à inovação, empreendedorismo e financiamento

Agência USP de Inovação

No dia 16 de julho, o reitor Vahan Agopyan participou da solenidade de abertura do Inova Ribeirão 2019, um encontro de negócios em inovação, organizado pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), em parceria com a Agência USP de Inovação (Auspin), Ciesp, Sebrae, Senac, Senai, Sincovarp e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

“Eventos como esse são muito importantes porque permitem a discussão de políticas públicas que impulsionem a inovação e que transformem o grande potencial de pesquisa e desenvolvimento que temos no Estado de São Paulo em ações que melhoram a qualidade de vida da nossa sociedade”, afirmou o reitor.

O encontro aconteceu entre os dias 16 e 18 de julho, no Senai de Ribeirão Preto, e reuniu empresários, pesquisadores e instituições da região interessadas em desenvolver negócios voltados para a inovação e fortalecer o ecossistema regional de desenvolvimento econômico e tecnológico.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen da Silva, ressaltou que “se não atuarmos juntos, produziremos uma série de pequenas iniciativas e será muito difícil que essas iniciativas alcancem a escala que nós gostaríamos. O empreendedor paulista tem a inovação no sangue, a resiliência, a criatividade, só falta trabalharmos de forma mais integrada para que nossos projetos comecem a fazer a diferença”.

“O Brasil ainda é um país que investe pouco em pesquisa e inovação. O Inova Ribeirão é um exemplo do nosso esforço para trazer a universidade para junto da sociedade e potencializar o resultado do investimento em pesquisa e inovação na nossa região”, afirmou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

A cerimônia contou com a participação do secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Cesar Rezende de Carvalho Alvim; do presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; além de empresários e pesquisadores.

Inova Ribeirão

O Inova Ribeirão é um evento que aborda inovação e empreendedorismo, com o objetivo de aproximar as empresas dos principais provedores de soluções e de linhas de crédito.

“Acreditamos que nossa região tem um enorme potencial de inovação, que pode ser melhor desenvolvido se criarmos ambientes de negócios que reúnam empreendedores, instituições de ciência, tecnologia e inovação e prestadores de serviços tecnológicos”, explicou o presidente da Acirp, Dorival Balbino.

Entre os temas discutidos no evento estão a indústria 4.0, internet das coisas, nanotecnologia, inteligência artificial, financiamento da inovação e políticas públicas para o setor.