30/12/14 14h26

Inovação dá prêmio a empresa de São Carlos

DCI

Empresas de várias regiões do estado receberam este mês o "Prêmio Exporta, São Paulo- 2014", promovido pela Associação Comercial de São Paulo e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de S. Paulo, por meio da São Paulo Chamber of Commerce.

A Nanox Tecnologia, spin-off que surgiu através da interação entre professores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebeu o Prêmio na categoria Inovação.

Para Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, o sucesso do evento vem da força dos empresários, que, mesmo com tantas dificuldades, são capazes de ter êxito e chegar aonde chegaram. "Parabenizo os que fomentam exportação e não desistem diante das adversidades. Temos muitos planos para que esse prêmio seja cada vez mais relevante. A ideia é criar mais categorias", disse Amato.

O CDMF tem parceria com a Nanox em pesquisas com aplicação tecnológica, como o plástico filme bactericida AlpFilm Protect, produzido em conjunto com a empresa de embalagens Alpes. O produto é o primeiro filme de PVC transparente que elimina continuamente a proliferação de fungos e bactérias em sua superfície. A pesquisa foi desenvolvida durante mais de dois anos, utilizando a estrutura do Centro para a obtenção do material que dá a propriedade ao produto usado para embalar alimentos. Neste ano a Nanox, em parceria com a Gift, também lançou uma linha de produtos de higiene bucal com propriedade bactericida. "Para a Nanox o prêmio é um reconhecimento aos esforços de nossa empresa para obter uma tecnologia diferenciada com aplicação no mercado global. Isso nos dá motivação para investir cada vez mais na interação com a universidade", comentou Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da empresa.

O termo spin-off descreve empresa que nasceu a partir de um grupo de pesquisa para explorar produto ou serviço com alto potencial tecnológico. O coordenador do CDMF, professor Elson Longo, diz que para a inovação e aplicação das pesquisas da universidade é necessário ter a visão industrial de chegar a um produto produzido em larga escala. "Para o Brasil vencer as barreiras do desenvolvimento tecnológico sustentável é extremamente importante a criação de spin-offs voltadas para a pesquisa em nanotecnologia de ponta. A Nanox é exemplo".