20/03/17 14h23

InovAtiva divulgará startups para capacitação em empreendedorismo

O anúncio dos selecionados no Programa do MDIC em parceria com o Sebrae será feito na segunda-feira (20)

Sebrae

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Sebrae divulgam na segunda-feira (20) os nomes das 300 empresas startups selecionadas para a primeira etapa referente ao ciclo do InovAtiva em 2017. O programa, implantado em 2013 pelo MDIC e que hoje conta com parceria do Sebrae, oferece capacitação em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos e outras atividades; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas. Além de suporte para internacionalização e vantagens adicionais na adesão a outros programas públicos e privados de instituições parceiras.

"O InovAtiva traz uma série de impactos positivos para as empresas participantes. Esses resultados podem ser percebidos no aumento da sobrevivência das empresas, da expectativa de faturamento e da valorização das empresas no mercado em que atuam", afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

No ciclo deste semestre, foram realizadas 1.793 inscrições, referentes a projetos voltados para empresas de segmentos diversos, desde tecnologia da inovação e comunicação, passando por saúde, comércio, agronegócio, infraestrutura e construção civil. Também foram apresentados projetos de áreas como energia, setor automotivo e financeiro e indústrias química e aeronáutica, entre outras. O número de janeiro deste ano é maior do que o do mesmo período de 2016, quando se inscreveram 1.372 startups. No total, o InovAtiva  recebeu, em 2016, 2.521 inscrições e selecionou 600 startups para serem aceleradas.

A maior parte das empresas está localizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Salvador (BA). Conforme as regras do InovAtiva, podem participar do programa projetos que tenham negócios inovadores com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões e que não tenham recebido investimentos de terceiros acima de R$ 500 mil.

Os inscritos precisam passar por quatro cursos: o primeiro é sobre modelagem e validação da proposta de valor. O segundo diz respeito a acesso ao mercado. Os demais tratam de modelagem financeira das startups e acesso a capital. Entre as atividades promovidas, destaca-se o bootcamp de encerramento do ciclo, que consiste em um fim de semana inteiro de imersão, no qual os representantes das empresas aceleradas participam de palestras, treinamento, dinâmicas e simulações. No último dia do evento essas startups têm a oportunidade de apresentar seus projetos a potenciais clientes, investidores e parceiros.

O resultado do Inovativa será divulgado no site: www.inovativabrasil.com.br