24/01/17 11h47

Inscrições abertas para InovAtiva Brasil

Agência CT&I

O InovAtiva Brasil, programa que oferece mentorias e aceleração de startups de forma gratuita, abriu nesta segunda-feira (23) as inscrições para empreendedores interessados em alavancar seus projetos no primeiro ciclo de 2017. Os interessados têm até 20 de fevereiro para acessar o site oficial e se candidatar a uma das 300 vagas para capacitação, mentoria e conexão com possíveis investidores.

A iniciativa é realizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e executada pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi). Em 2016, o programa recebeu 2.521 inscrições e selecionou 600 startups para dois ciclos de aceleração.

Segundo o secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, Marcos Vinícius de Souza, a expectativa para este ano é de avanços no programa, que já oferece capacitação em empreendedorismo inovador. “Os empreendedores apresentarão seus projetos a executivos experientes, com vantagens adicionais, como possíveis parceiros e até apoio para internacionalização dos projetos’’, conta Marcos Vinícius.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif, a grande diversidade de negócios acelerados pelo programa dá visibilidade ao empreendedorismo no Brasil. “Em 2016, tivemos 600 empresas aceleradas nos mais diversos segmentos da economia. Isso reforça que a inovação está em toda parte e deve ser incentivada, especialmente para garantir a competitividade dos pequenos negócios”, avalia o presidente do Sebrae.

Um exemplo de sucesso na aceleração é o da startup HairAdvisor, que encontra os melhores cabeleireiros a serviços de acordo com avaliação de clientes. ‘‘É uma experiência gratificante. Um programa que consegue unir a mentoria coletiva, individual, on-line e presencial e possibilita que muitos possam participar. É o lugar ideal para encontrar quem pode nos ajudar”, comemora a CEO Bruna Marinelli.