15/10/15 14h38

Instituto faz seleção de projetos tecnológicos em Ribeirão Preto

Foco são empresas em fase inicial e com perfil inovador, que receberão qualificação e investimentos

Jornal A Cidade

Transformar uma boa ideia em projetos lucrativos não é uma tarefa fácil. E a grande dificuldade está em encontrar parceiros ou investidores que acreditem nesta ideia. A boa notícia é que Ribeirão Preto ganhou uma aceleradora de startups -empresas em fase de desenvolvimento. A Sevna Seed, instalada no Parque Tecnológico, promete impulsionar negócios e procura por ideias inovadoras na cidade.

Empresas locais que estão bem no início, ainda validando sua proposta e produto, e não possuem clientes e nem receita - as chamadas de startups early stage- podem se inscrever no programa de aceleração e receber investimento de até R$ 500 mil.

“Ribeirão possui recursos e condições fantásticas, e a criação de uma aceleradora de startups contribuirá para o fortalecimento da inovação e do empreendedorismo locais”, diz Ricardo Agostinho, CEO do Sevna Seed.

Mário Adolfi Junior, diretor da Kidopi, empresa que desenvolve soluções em informática médica, confirma que o processo de aceleração faz com que a empresa alcance uma potencialidade que não conseguiria ou demoraria a alcançar sozinha. “É um divisor de águas. O processo faz com que os empreendedores e a empresa amadureçam”, diz o diretor da Kidopi, que foi acelerada pela Artemisa em 2013.

Segundo Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque, o Sevna é o primeiro projeto de aceleradora em Ribeirão e no Parque Tecnológico. “É um projeto extremamente importante para o empreendedorismo da região”, frisa.

“Com ele, vamos poder captar novos projetos e atuar no desenvolvimento das empresas. A ideia é que, com a parceria, possamos atrair novas empresas que, depois da aceleração, acabem se instalando aqui”, conclui.

Instituto quer desenvolver novos negócios em Ribeirão O CEO do Sevna Seed, Ricardo Agostinho explica que a aceleradora de startups é uma organização que exerce papel fundamental no desenvolvimento dos novos negócios.

“Além de metodologias e das melhores práticas empregadas nos ecossistemas de inovação e empreendedorismo mais evoluídos do planeta, proporciona o acesso a ferramentas tecnológicas, cooperação entre gerações de profissionais e integração com as empresas já estabelecidas.”

Desta forma, com a elevação do grau de maturidade dos empreendedores e de suas empresas, são maiores as chances de surgirem negócios mais consistentes em Ribeirão. “Promovendo desenvolvimento social, econômico e tecnológico para a cidade, atraindo o interesse de investidores e empresas relevantes, inclusive de outros países”, frisa.

Procura-se

O programa do Sevna Seed pretende acelerar, durante vinte meses, nove startups de base tecnológica e com alto potencial de crescimento. “Para o primeiro ciclo de aceleração, que deverá se iniciar em janeiro de 2016, serão classificadas três startups”, explica.

E, segundo Agostinho, os projetos escolhidos receberão até R$ 500 mil em investimentos, incluindo aporte financeiro, recursos físicos, ferramentas tecnológicas, assessorias especializadas e mentorias.

Instituto

O Sevna é um instituto sem fins lucrativos, criado em 2011, pelo espírito empreendedor de dez empresários da área de tecnologia da informação atuantes na região de Ribeirão Preto. “ E que possuem experiência na consolidação de negócios e são exemplos de como vencer através da ideia inovadora, competência e capacidade de execução”, conclui.