18/01/18 11h51

Intenção de consumo das famílias cresce 2,3% no mês

Valor Econômico

Sinais de recuperação no mercado de trabalho levaram a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) a subir 2,3% entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano, para 83,6 pontos, maior patamar desde julho de 2015 (86,9 pontos) informou ontem a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Na comparação com janeiro do ano passado, o indicador avançou 9,7%. O cenário levará a entidade a revisar para cima as projeções de aumento de vendas para o varejo ampliado em 2017 e em 2018, segundo Juliana Serapio, economista da CNC.

Além de um quadro menos desfavorável para o emprego, o ambiente mais propício ao consumo também foi favorecido por inflação menos pressionada, juros menos elevados e crédito mais acessível, segundo a economista. Esses fatores ficaram mais perceptíveis a partir do segundo semestre de 2017 e prosseguem no começo de 2018, com impacto positivo no desempenho do comércio.

A CNC projeta alta de 3,9% em 2017 no volume de vendas do varejo ampliado (inclui veículos e material de construção) e avanço de 5,1% em 2018. "Devemos revisar para cima o aumento de 2017, para 4,2%, e o de 2018 em torno de 5,3%", afirmou a especialista.

Para a entidade, o cenário atual evidencia que o interesse dos consumidores por compras segue em recuperação, ainda que lenta. O elevado nível de endividamento das famílias leva à cautela nos gastos e restringe o consumo.