22/04/15 16h35

Investe SP apoia implantação de unidade de beneficiamento de sementes da Castrolanda em Itaberá

Projeto conta com investimento de R$ 29 milhões e faz parte da estratégia da empresa de ampliar sua participação no mercado paulista

Investe SP

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos do Governo do Estado de São Paulo, está auxiliando a Castrolanda a instalar uma unidade de beneficiamento de sementes em Itaberá, cidade localizada na fronteira com o Paraná. Cerca de R$ 29 milhões foram investidos no projeto de implementação da usina, que vai empregar 25 pessoas.

A agência, que é ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, tem dado suporte à cooperativa principalmente em questões relacionadas a licenciamento ambiental e infraestrutura.

“O investimento da Castrolanda mostra a confiança dos empresários brasileiros no agronegócio paulista. O Estado abriga empresas de diversos segmentos industriais do setor alimentício e o maior mercado consumidor da América Latina”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

A planta terá cerca de 4 mil metros quadrados, instalada em um terreno de 48,4 mil metros quadrados. Serão produzidas sementes de soja, trigo, feijão e forrageiras de alta qualidade fisiológica e física para abastecer mercados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A produção também vai para o norte e oeste do Paraná.

Esse é o segundo projeto que agência atende da Castrolanda. Em 2013, a empresa associou-se às cooperativas Batavo e Capal para instalar uma usina de beneficiamento de leite em Itapetininga, com investimento de R$ 145 milhões.

“Com esse investimento, esperamos consolidar a posição estratégica da Castrolanda na agricultura de São Paulo, disseminando o cooperativismo e levando soluções em insumos, informação e tecnologia para uma agricultura moderna, produtiva e sustentável”, disse Márcio Copacheski, gerente da Unidade de Negócios Agrícolas da cooperativa.

Em Itaberá, já existe uma unidade para recepção de grãos. Assim, então a unidade de beneficiamento será feita dentro da planta já existente, otimizando custos operacionais.

Segundo os executivos da empresa, em comparação com o Paraná, o clima mais quente de São Paulo, que oferece possibilidade de safra alternativa, influenciou na decisão pelo investimento.

Além disso, o crescimento das tecnologias inseridas em sementes através da biotecnologia por diversas empresas multinacionais vem trazendo incrementos em produtividade nas principais culturas agrícolas do Brasil.

Sobre a Castrolanda
De origem holandesa, a Castrolanda Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 1951 em Castro, no Paraná. A empresa atua na industrialização do leite, batata, carnes, rações e sementes, com tecnologia de ponta que faz parte do dia a dia de todos os processos produtivos.

Além da matriz em Castro (PR), está presente em cidades e as operações ganham impulso através da intercooperação - um modelo de negócios aplicado pelas cooperativas Castrolanda, Batavo e Capal que garante alianças estratégicas em investimentos e oferece ao cooperado uma alternativa rentável e estruturada no mercado. Em 2014, teve faturamento de R$ 1,9 bilhões.