03/06/14 12h49

Investe São Paulo e Ubrafe assinam acordo para promover investimentos e feiras no Estado

Memorando de entendimentos é assinado na sede da entidade e propõe cooperação na divulgação de feiras e eventos em São Paulo como destino de negócios

Investe SP
Marina Guimarães/ISP
A ideia do acordo é promover as feiras e eventos de São Paulo para investidores internacionais e divulgar a agência paulista nas feiras associadas da Ubrafe

A Investe São Paulo e a Ubrafe - União Brasileira dos Promotores de Feiras e Eventos assinaram, nesta segunda-feira, 2 de junho, um memorando de entendimentos para que cooperem na promoção de investimentos e na realização das principais feiras de negócios no Estado de São Paulo. O acordo foi formalizado na sede da Ubrafe, na Capital.

De acordo com o documento, as duas instituições se comprometem a compartilhar informações e contatos que contribuam para a vinda de empresas para o Estado, promovendo os principais eventos brasileiros para investidores. A Ubrafe também vai ajudar a Investe São Paulo a identificar potenciais oportunidades de negócios, enquanto a Agência Paulista vai colaborar na divulgação das ações realizadas por membros da entidade.

“São Paulo é o Estado que mais recebe feiras e eventos relacionados a negócios no Brasil. Fomentar a realização deles é aumentar os gastos com o turismo de negócios, que envolvem desde hospedagem até alimentação, transporte, lazer e diversos outros serviços. Grande parte dos negócios fechados acontece em feiras, e faremos o possível para que um número cada vez maior de investidores participe de eventos paulistas”, disse o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Para o presidente executivo da Ubrafe, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, “É a integração das entidades no sentido de desenvolvimento das atividades de promoção comercial brasileira de feiras de negócio, com repercussão nacional e internacional. Parcerias agregam a atividade, favorecendo o desenvolvimento global de mídias presenciais”.

Só na cidade de São Paulo são realizados cerca de 800 eventos por ano, o que equivale a um a cada seis minutos. A atividade gera gastos de R$ 9 bilhões entre investimentos de expositores e promotores nas feiras. Esse valor, somado aos gastos de turistas na cidade e com transporte aéreo, movimenta cerca de R$ 16,3 bilhões na economia, de acordo com a pesquisa da Ubrafe “O Impacto Economico e Social das Feiras de Negócio na cidade de São Paulo”. São cerca de 8,8 milhões de visitantes na cidade por ano.

Sobre a Ubrafe
A União Brasileira dos Promotores de Feiras e Eventos é a entidade que representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente junto a todos os segmentos da economia. Em seu quadro de associados, estão as maiores empresas do sistema expositor brasileiro.

Anualmente, as feiras com a marca Ubrafe reúnem cerca de 46 mil grandes, médias, pequenas e micro empresas expositoras (5 mil estrangeiras), que recebem juntas, mais de 5,2 milhões de visitantes, entre empresários, executivos, comerciantes e profissionais, sendo 80 mil compradores estrangeiros de 60 países. Abrangendo os mais variados setores da nossa economia, representam 90% da ocupação em pavilhões de todos os eventos de promoção comercial realizados no Brasil.

Confira aqui a pesquisa O Impacto Econômico e Social das Feiras e Negócios em São Paulo.