14/12/17 16h27

Investe São Paulo recebe feira de investimentos com soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes

Evento realizado pelo Instituto TIM aconteceu ontem (13 de dezembro) e reuniu cerca de 70 universitários que participaram do programa Academic Working Capital em 2017

Investe São Paulo

Em sua terceira edição, a Feira de Investimentos do programa Academic Working Capital (AWC) –iniciativa do Instituto TIM que apoia o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica criados por estudantes da graduação – aconteceu ontem (13/12), no Parque Tecnológico do Estado de São Paulo com o apoio da Investe São Paulo.

O diretor da agência, Sérgio Costa, participou da abertura do evento e falou da importância de suporte aos empreendedores. “Informação e rede de contatos são essenciais para o desenvolvimento das empresas e é isso que a Investe São Paulo quer trazer para os estudantes. As startups já nascem com um perfil internacional muito grande e a agência se encarrega de ajudá-las neste processo” afirmou.

O AWC é um programa de educação empreendedora que apoia estudantes que querem transformar seus Trabalhos de Conclusão de Curso em uma empresa de base tecnológica. A iniciativa conta com a Coordenação Acadêmica do Professor Marcos Barretto, membro do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e Coordenação de Conteúdo de Diogo Dutra, sócio e diretor-executivo da consultoria em inovação e design CAOS Focado.

“Pode parecer que não, mas ainda existem muitos tabus quando o assunto é empreender, principalmente, na universidade. Ainda há desafios, mas a educação para o empreendedorismo vem evoluindo nas últimas décadas tanto no formato quanto no conteúdo. E programas como o AWC são essenciais nesse cenário. Ele contribui para a formação de atitudes e competências empreendedoras, utilizando uma tecnologia real que pode ser utilizada como primeiro negócio logo após a formação do estudante”, explica o professor Marcos Barretto.

Os produtos das equipes foram expostos em estandes e os seis grupos mais bem avaliados foram RodieBot, DearGrand, RoadLabs, RT Air Qual, Detec e Self Up e apresentaram seus negócios em formato Pitch a uma banca de jurados, composta por nomes como Marco Poli, da Anjos do Brasil, e André Leme Fleury, professor doutor da Universidade de São Paulo e Luis Minoru Shibata, Vice-presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil, além de membro do conselho diretor do Instituto TIM. Além disso, haverá um painel com o tema “Empreender na Universidade”, com a presença de Renato Freitas, da 99 Taxis, e Maurício Villar, da Compartibike.