08/04/16 16h05

Investe SP ajuda a internacionalizar centenas de empresários da região de Sorocaba com Poupatempo do Exportador

Segunda edição do SP Export traz seminários de capacitação e atendimentos gratuitos para apoio na internacionalização; Até 12h30, mais de 200 empresas já haviam sido atendidas

Investe São Paulo

Pouco depois do meio-dia dessa sexta-feira, 8 de abril, a Investe São Paulo já havia registrado a participação de mais de 200 empresários no Poupatempo do Exportador instalado no 2º SP Export, realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba para atender toda a região.

“Agradeço à Apex-Brasil, a todos os parceiros e ao prefeito de Sorocaba pela mobilização em torno do evento”, disse o presidente da Investe SP, Juan Quirós, durante a abertura para mais de 300 pessoas.

Inteiramente gratuita, a ação era composta basicamente de duas frentes: o Seminário SP Export, com a cerimônia de abertura seguida de palestras curtas com instruções importantes para ajudarem empresas da região a internacionalizarem-se, e o Poupatempo do Exportador, que concentrou, no mesmo espaço, a possibilidade de atendimento por diversas empresas e instituições essenciais nesse processo.

“O Estado de São Paulo está apontado caminhos para as empresas superarem dificuldades. E a estabilidade do Governo abre espaço para investimentos e exportações”, afirmou o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Márcio França.

O prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, elogiou o programa. “O Poupatempo do Exportador vai ajudar a região a exportar mais”, disse. O deputado federal Vitor Lippi e o deputado estadual Carlos Cezar também parabenizaram a iniciativa por atrair novos exportadores.

A iniciativa fez parte do programa de apoio às exportações paulistas SP Export, lançado em outubro pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e viabilizado por meio de um convênio entre a Investe SP e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Seu objetivo era auxiliar pequenas, médias e grandes empresas a desenvolver novos negócios, ganhar competitividade e gerar empregos e renda por meio das exportações.

“A internacionalização de empresas é um dos grandes propulsores da inovação e do desenvolvimento de negócios. Difundir essa cultura e capacitar empresários em todo o Estado de São Paulo é um desafio bem-vindo na Investe SP, que tem equipe técnica altamente qualificada e a capacidade de integrar diferentes instituições em prol de um mesmo objetivo”, explica Quirós.

“A Apex-Brasil vem investindo cada vez mais na capacitação de micro, pequenas e médias empresas para exportação e o convênio com a Investe SP prevê ações que atingirão de forma muito eficiente o empresariado paulista, a exemplo do Poupatempo do Exportador”, afirma David Barioni Neto, presidente da Apex-Brasil.

O evento conta com a parceria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Prefeitura de Sorocaba; Inova Sorocaba; Parque Tecnológico de Sorocaba; Sebrae-SP; Fiesp/Ciesp; Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT; Desenvolve SP; Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadores e Exportadoras (CECIEX); Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carne (ABIEC); Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Associação Brasileira de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO); Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT).

Seminário SP Export e Poupatempo do Exportador

Após a cerimônia de abertura, foram realizadas palestras curtas, repetidas ao longo do dia. Os temas eram:

•Internacionalização passo-a-passo;
• Como elaborar um plano de negócios de exportações;
• Por qual mercado começar?

Já as áreas de atendimento do Poupatempo do Exportador incluíam:

• Capacitação (Investe SP, Sebrae, Correios, Ceciex, Ciesp);
• Financiamento (Desenvolve SP);
• Adequação de Produtos (IPT, Sebraetec, Fundepag);
• Estudos de Inteligência Comercial (Investe SP, Apex-Brasil, Fiesp/Ciesp).

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.