24/04/17 10h09

Investe SP ajuda startup a levar tecnologia de interação com pais para escolas públicas

Aplicativo já é usado por 96% dos alunos de Etecs de oito cidades paulistas para facilitar o diálogo entre estudantes e familiares

Investe São Paulo

A Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, está ajudando a ClassApp a levar uma ferramenta revolucionária a Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza.

Vencedora do programa Pitch Gov, a startup foi selecionada para resolver o desafio de melhorar o diálogo entre as escolas técnicas e os familiares de seus alunos por meio da tecnologia.

Assim, o aplicativo é usado para o envio de mensagens cotidianas. Por enquanto, a tecnologia foi implementada nas Etecs de Araras, Limeira, Mogi Guaçú, Mogi Mirim, Nova Odessa, Piracicaba, Rio Claro e Santa Bárbara d’Oeste, onde a adesão dos alunos foi de 96%, com mais de 10 mil envolvidos.

“A Investe SP tem atuado como um hub de informações sobre todas as instituições e ferramentas do Estado de São Paulo para o apoio à inovação”, explica o diretor da Investe SP Ermínio Lucci. A Agência criou inclusive um mapa interativo para que as startups possam localizar serviços e agentes dentro do Estado, o Mapa SP Conecta.Até o dia 29 de março de 2017, o aplicativo já havia registrado mais de 260 mil interações em mensagens entre escolas e famílias. O número é de uma pesquisa realizada com uma amostra de alunos de nove Etcs diferentes, com 616 alunos sendo 536 deles usuários da ferramenta.

Quase a totalidade deles (99%) afirmou que gostaria que o aplicativo permanecesse em sua escola, e cerca de 42% afirmou que as mensagens dentro do programa são respondidas dentro de 2h.

O convênio para a utilização do ClassApp pelas Etecs foi assinado com o Centro Paula Souza em 2016, após o Pitch Gov ter sido promovido por uma parceria entre o Governo do Estado e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

Sobre o ClassApp
Segundo Sherafat, o ClassApp cria uma rede de comunicação privada, exclusiva e totalmente gerenciável para as escolas. O funcionamento é simples e intuitivo, similar ao “WhatsApp”, mas totalmente adaptado para atender às demandas de uma instituição de ensino. A ferramenta é multicanal e possui um sistema inteligente, capaz de medir a visibilidade da comunicação (ou seja, saber quem leu cada mensagem).

Através do aplicativo, as escolas podem compartilhar, em tempo real, tanto comunicados gerais (como eventos e reuniões), como mensagens específicas de cada aluno ou turma e enviá-las diretamente aos pais, estudantes, professores ou equipe. Da mesma forma, as famílias também podem interagir com qualquer departamento da escola através da ferramenta.

Para garantir que a mensagem chegue ao destinatário, o sistema usado pelo app é capaz de identificar o recebimento e a leitura das mensagens de forma instantânea e tomar decisões automáticas, roteando os comunicados por email ou sms, caso o aluno ou a família que não tenha o aplicativo instalado. A ferramenta ainda permite o envio de fotos, documentos em PDF, enquetes interativas e relatórios detalhados para reportar detalhes da rotina escolar de cada aluno. Outra novidade trazida pelo ClassApp é adoção da assinatura digital (com amparo em Lei) para validar circulares ou autorizações.

Na rede particular, o app já é usado em cerca de 250 escolas de todo país- o que significa estar presente no cotidiano escolar de cerca de 130 mil alunos.