28/07/15 14h03

Investe SP apoiará economia criativa

Reunião com presidente do Instituto Pensar visa desenvolver parcerias para estimular o setor

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP
Games e audiovisual são exemplos de setores que podem ser estimulados

“Sou seu aliado neste trabalho de desenvolvimento da economia criativa”, disse o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, ao consultor da Economia Criativa e presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, encarregado pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, em incentivar este setor no Estado de São Paulo. Leonelli foi recebido nesta terça-feira, em 28 de julho na Investe SP, pelo presidente e também pelo diretor Sérgio Costa.

Leonelli informou a Quirós que promoverá um diagnóstico para mensurar e também indicar as potencialidades da economia criativa no Estado. “O próximo passo será estruturar uma política pública para o setor, bem como uma governança, de modo a colocarmos o Estado de São Paulo também em uma posição de destaque nesse setor, pois ainda estamos muito aquém das nossas possibilidades”, afirmou Leonelli.

O presidente da Investe SP ressaltou que realizou um trabalho nesse sentido quando atuou na APEX Brasil, com destaque para a inclusão dos produtores de sisal na Bahia, justamente o Estado de origem de Leonelli, onde também foi secretário de Turismo. “Resgatamos a dignidade daquelas famílias e o sisal passou a ser empregado em setores da indústria automobilística. Da mesma forma atuamos nas áreas da produção de audiovisuais e música. Tenho grande identificação com a economia criativa e vamos aguardar o diagnóstico para montarmos estratégias de atuação conjunta”, disse.

Leonelli deu o exemplo dos games, destacando que o Brasil é o quarto consumidor destes jogos no mundo, mas pouco exporta nesse sentido. “Mas tenho certeza que temos grandes designers nesta área que precisam ser incentivados. Temos a ideia de fazer um seminário a respeito e também uma publicação, uma revista, que congregaria todo o potencial da Economia Criativa em São Paulo”, explicou o consultor.