01/08/17 17h38

Investe SP e DIT- UK, do Reino Unido, assinam acordo para troca de investimentos

Parceria firmada durante visita de delegação inglesa propõe plano de ação para fortalecer o comércio e empreendimentos estrangeiros entre SP e a Grã-Bretanha

Investe São Paulo

 Download

Marina Guimarães/ISP

O acordo propõe a cooperação entre as instituições para investimentos no Reino Unido e em SP

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou nesta terça-feira, 1 de agosto de um almoço com uma delegação inglesa realizado pelo DIT – UK (Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido) e o Consulado Britânico. Na ocasião, ele e o Ministro Adjunto para o Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, Mark Garnier, assinaram um memorando de entendimentos onde as duas instituições se propõem a compartilhar informações e colaborar para impulsionar comércio e investimentos entre os países britânicos e o Estado de São Paulo.

“Entendemos que existem diversas oportunidades ainda a serem exploradas nas parcerias entre as duas regiões. A Investe SP pode acelerar e otimizar a implantação de empresas inglesas no Brasil, otimizando o contato com entidades públicas e fornecendo informações estratégicas. Empresas de infraestrutura, inclusive, serão fundamentais para a nova etapa de desenvolvimento em que estamos entrando”, afirmou.

Garnier lembrou do quão importante esse tipo de acordo é para fortalecer o Reino Unido diante do novo cenário econômico do País, principalmente com a saída da União Europeia: “ É a primeira vez que essa instituição ganha a palavra “comércio” no nome. Estamos priorizando a internacionalização de nossas empresas, e a Investe SP poderá ser uma grande parceira nesse sentido”.

Entre as outras entidades que estiveram representadas no encontro estavam: UK Export Finance, Bank of England, Green Investment Bank, Aberdeen Asset Management, Crossrail International, Arup e City of London.

Os executivos também ressaltaram o interesse das fintechs britânicas em expandirem-se para o Brasil, o que tornaria lógica a escolha do Estado de São Paulo como ponto de partida. O DIT-UK será, inclusive, uma das expositoras do 2º SP Conecta, que reúne os mais importantes agentes de apoio à inovação do Estado de São Paulo para atender startups de forma gratuita na sede da Investe São Paulo.

A Investe São Paulo já havia assinado, anteriormente, acordo de cooperação com a UK Trade & Investment, a agência de promoção de investimentos e exportação que precedeu a criação do DIT. A parceria resultou em dois intercâmbios profissionais – um com uma funcionária do Governo Britânico que trabalhou um período dentro da Investe SP e um com uma funcionária da Investe SP que participou das rotinas da UKTI, da London & Partners (prefeitura de Londres) e da Midas (da região de Manchester).