26/10/16 11h14

Investe SP lança mapa interativo do ecossistema de apoio a startups no Estado de São Paulo

Voltada a empreendedores que buscam apoio e financiamento na constituição e desenvolvimento de startups, a ferramenta é a primeira a mapear empresas e entidades paulistas que atuam no setor

Investe São Paulo

Depois de promover seu primeiro evento para conectar empreendedores de startups a instituições públicas e privadas do ecossistema de inovação, a Investe São Paulo lançará, na sede do Cubo (na capital paulista), na próxima terça-feira, 1º de novembro, o Mapa SP Conecta. Trata-se de um mapeamento inédito e interativo de empresas e entidades no Estado de São Paulo que apoiam quem deseja empreender nesse setor.

“O Estado de São Paulo é o berço da inovação brasileira. Contamos aqui, por exemplo, com uma das melhores estruturas de pesquisa e desenvolvimento da América Latina. Além disso, temos um dos mercados mais promissores para startup do mundo”, afirmou o vice-governador Márcio França, que incentivou a criação do mapa e dirige a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, à qual a Investe SP está subordinada.

“O mapeamento que lançaremos será importante para fortalecer a atuação do ecossistema de apoio e, inclusive, para avaliarmos a real dimensão desse complexo”, observa Juan Quirós, presidente da Investe São Paulo.

A ferramenta, que tem conteúdo colaborativo, busca dar maior visibilidade a agentes públicos de inovação, corporações, espaços de coworking, incubadoras, universidades, parques tecnológicos, fundos de venture capital, aceleradoras, associações, consultorias, entre outras instituições.

A ideia é que as próprias entidades se cadastrem – com o monitoramento e validação da equipe da Investe SP – e informem como podem ajudar as startups. Elas poderão ainda divulgar eventos, vagas de emprego do setor, fotos e dados de contato.

“Identificamos que o ecossistema de apoio a startups tem muitos players, porém eles estão dispersos e, frequentemente, os empreendedores os desconhecem. O Mapa SP Conecta tem o objetivo de aproximar, portanto, esses dois lados, facilitando o caminho para que essas empresas inovadoras ingressem no mercado e se desenvolvam”, acrescentou Ermínio Lucci, diretor de Gestão de Projetos de Investimentos da agência.

O Mapa SP Conecta pode ser acessado pelo endereço www.mapme.com/spconecta.


Lançamento

O evento de lançamento do Mapa SP Conecta acontecerá na próxima terça-feira, 1º de novembro, na sede do Cubo, na capital paulista. 

A programação do evento inclui uma apresentação de Flavio Pripas, CEO do Cubo, sobre a importância da ferramenta para a divulgação do trabalho das empresas e entidades que apoiam startups. 

Na sequência, Paulo Castello, fundador e CEO da Fhinck, startup fundada em 2014 para desenvolver tecnologias e soluções de gestão empresarial, falará das dificuldades que o empreendedor pode enfrentar caso desconheça onde e como obter apoio para o seu negócio.

A cerimônia contará ainda com a participação do presidente da Investe São Paulo e de seu diretor Erminio Lucci.

Para participar do evento, inscreva-se clicando aqui