05/12/13 14h50

Investe SP cria site para ajudar investidor a encontrar parceiros para negócios

Portal Encontre um Sócio permite realização gratuita de anúncios e buscas por oportunidades de parcerias em empreendimentos

Investe São Paulo
Reprodução/Investe SP
Portal Encontre um Sócio
Site foi inspirado no conceito de matchmaking, do inglês "casamento que gera negócios"

Para ajudar o empreendedor paulista a encontrar sócios, investidores, representantes, distribuidores e parceiros para transferência de tecnologia em qualquer setor da economia, a Investe São Paulo – Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade criou a ferramenta gratuita on-line Encontre um Sócio, disponível no endereço www.encontreumsocio.com. A versão em inglês para investidor estrangeiro poderá em breve ser acessada pelo www.findabusinesspartner.com.

O site foi inspirado sob o conceito de matchmaking – termo inglês utilizado no mundo corporativo para definir encontros e “casamentos” que geram negócios. A nova ferramenta foi lançada na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Investe São Paulo. Na oportunidade, foi apresentado também o novo layout do portal institucional da agência (www.investe.sp.gov.br), com diversas novidades para facilitar a vida do empreendedor interessado em investir no Estado. Os dois sites entraram em funcionamento na manhã desta quinta-feira, 5 de dezembro.

De acordo com o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, o site Encontre um Sócio oferece ao investidor maior economia de tempo e recursos. “É muito comum que estrangeiros venham ao Brasil para procurar parceiros para entrar no mercado, mas não sabem nem por onde começar. A ferramenta permite que seja feita de qualquer lugar do mundo uma procura rápida e simples por pessoas que possam participar do negócio”, explica.

Os anúncios ficam expostos na página inicial do site por ordem de atualização. As oportunidades, porém, não apresentam todos os detalhes da empresa anunciante. O internauta visualiza somente o setor de atuação da empresa, o objeto de procura e uma breve descrição do negócio.

No momento em que uma companhia sinaliza interesse ou manda mensagem, quem anunciou a oportunidade recebe um alerta. A partir daí, o anunciante pode escolher se irá ou não divulgar mais dados sobre o empreendimento ao interessado para que o contato seja feito fora do portal. É possível também manter um diálogo apenas sobre o projeto em questão sem que as “identidades” das empresas sejam totalmente reveladas.

Como o objetivo do portal é incentivar a realização de negócios no Estado de São Paulo, empresas de outros Estados do Brasil não poderão anunciar oportunidades, apenas buscar anúncios já feitos. Já as empresas com sede fora do Brasil poderão em breve tanto buscar como oferecer oportunidades.

Novo portal
O site institucional da Investe São Paulo também está de cara nova. Dentro da nova estratégia de comunicação digital da agência, o portal foi reformulado de acordo com as recomendações da Global Investment Promotion Practices (GIPB) – instituição ligada ao Banco Mundial que estabelece as melhores práticas para as agências internacionais de promoção de investimentos. Saiba mais