13/09/16 16h42

Investe SP levará mais de 50 empresas paulistas para buscar novos negócios na Argentina

Empreendedores participarão de missão comercial para encontrar compradores e parceiros em Buenos Aires entre os dias 2 e 4 de novembro

Investe São Paulo

Uma missão paulista com mais de 50 empresas vai visitar Buenos Aires e participar de rodadas de negócios com companhias argentinas entre os dias 2 e 4 de novembro.

A ação é realizada pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações do Estado de São Paulo e faz parte do programa SP Export. Realizado por meio de convênio com a Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o SP Export visa incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista.

O objetivo da ação na capital portenha é aproximar os dois países comercialmente, levando uma quantidade maior de produtos do coração financeiro e industrial do Brasil para a Argentina. Além disso, a missão faz parte de uma série de ações que vêm sendo tomadas para aproximar institucionalmente os dois países.

Diversas empresas paulistas já se inscreveram para participar da missão, e a Investe SP já trabalha na seleção das que vão participar. No dia 6 de outubro, a Agência realiza ainda um workshop para debater com os empresários as tendências de mercado e oportunidades de negócio no país andino.

“A Argentina sempre foi um grande parceiro comercial do Brasil, e hoje 46 % das exportações para o país são de produtos e serviços de São Paulo. A missão vai impulsionar acordos que tragam novas possibilidades de negócios e cooperação entre empresas argentinas e paulistas”, explica o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

Para essa missão, a Investe SP e a Apex-Brasil contam também com a parceria da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que selecionou participantes do Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira, e do Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA), que agrupa agentes da cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar.

Programação

No primeiro dia, a Investe SP realiza uma reunião preparatória com os empresários participantes, abordando temas como o mercado argentino, questões legais e tributárias e dicas de como fazer negócios e visitas técnicas com empresas do país vizinho. Em seguida, a programação continua com visitas técnicas comerciais a redes de supermercados, lojas de departamentos, shopping-centers, obras de construção civil, entre outros.

No dia 3, será realizada a abertura institucional da missão, com autoridades como o presidente da Investe SP, o presidente da Agencia Argentina de Inversiones y Comercio, Juan Procaccini, e o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, entre outros. Na sequência, terão início as rodadas de negócios, que continuam ainda no dia 4 de novembro.

Segundo a Agência, outras missões serão realizadas dentro do SP Export nos próximos meses – provavelmente incluindo países da Ásia e África.

Entre 13 e 17 junho, foi realizada a primeira missão comercial do SP Export, que teve como destino a Colômbia e o Peru. Confira aqui a cobertura completa.

Sobre o SP Export

Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.

A iniciativa tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), como parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), por meio de convênio.

Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros, seminários de capacitação e atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços e informações de diversas instituições às principais regiões metropolitanas do Estado.