04/08/16 11h58

Investe SP mostra potencial do Estado para empresários argentinos em Buenos Aires

No 4º Fórum Empresarial, promovido pelo Lide, Juan Quirós mostrou a estratégia de crescimento do Governo Geraldo Alckmin

Investe SP

O presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, apresentou as potencialidades do Estado de São Paulo a dezenas de grandes empresários argentinos durante o 4º Fórum Empresarial de Buenos Aires, promovido pelo Lide Argentina, em 4 de agosto, no Park Hyatt Buenos Aires, na capital portenha. A Agência quer incrementar as relações comerciais entre os dois países, já que a Argentina é o segundo parceiro comercial do Estado de SP (depois dos Estados Unidos) e o terceiro do Brasil.

Juan Quirós mostrou os avanços na infraestrutura conquistados por meio das parcerias público-privadas; as inovações na saúde; o ambiente favorável para negócios; a crescente qualidade do capital humano, fruto dos programas de formação e das universidades públicas. Divulgou também os números dos novos investimentos e a capacidade do Estado de São Paulo em superar dificuldades por conta da boa governança de Geraldo Alckmin.

O presidente da InvesteSP disse ao público - que representou os setores mais pujantes da economia Argentina - que o Estado de São Paulo e o Brasil já vivem um novo momento econômico e que a retomada do crescimento já começou. Para tanto, todos devem estar atentos às novas oportunidades. “O ambiente de negócio já está mais favorável e vamos construir relações ainda mais fortes com vantagens para todos que querem fazer bons negócios e criar empregos nos dois países”, disse Quirós, lembrando que esta é a orientação do governador Geraldo Alckmin.

Juan Quirós falou no painel “Negócios e Investimentos na região: Teremos que esperar 2017?”, após a explanação de Juan Procaccini, presidente da Agência Nacional de Promoção de Investimentos e Comércio Internacional da Argentina.

Além de mostrar todos os pontos fortes do Estado de São Paulo, Quirós demonstrou o processo de início da retomada do crescimento brasileiro, destacando "que a crise enfrentada foi muito mais política do que econômica, como tem ressaltado o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovaçao, Márcio França".

Grupo Arcor

Também em Buenos Aires, Juan Quirós se reuniu com o presidente do Grupo Arcor, Luis Pagani, o maior empresário do setor de alimentos da Argentina, que tem mais de 35 fábricas na América Latina, sendo mais de 20 no Brasil. A Arcor está presente em 120 países de cinco continentes. Pagani é também presidente da Associação das Empresas da Argentina.

O encontro foi na sede da empresa, no Centro de Buenos Aires. Quirós fez um relato da situação econômica do Brasil e do ritmo de investimentos que, apesar das dificuldades, mantém-se no Estado de São Paulo. Pagani se mostrou interessado e pediu para marcar uma audiência com o governador Geraldo Alckmin para falar dos planos de investimentos da sua companhia no Estado.

Novas parcerias

O evento teve a abertura de Rodolfo de Felipe, presidente do Lide Argentina, seguida das apresentações de Orlando Ferreres, presidente do Lide Economia.

O CEO da Volkswagem na Argentina Pablo De Si, Procaccini e Quirós, após suas palestras, responderam a perguntas do público e mostraram caminhos para o aumento dos negócios entre os dois países.

Na sequência, o público teve a oportunidade de ouvir especialistas tratarem do tema “Para onde vai o mundo?”, a cargo de Fulvio Pompeo, secretário de Assuntos Estratégicos de La Nación; Roberto Bouzas, reitor da Universidade de San Andrés e Jorge Castro, presidente e do Instituto de Planejamento Estratégico.

Paulo Rabello, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) empolgou o público ao falar sobre os desafios que Brasil e Argentina devem enfrentar para ampliarem as parcerias e se tornarem mais competitivos. O evento terminou com a entrega do Prêmio Lide Economia “Tomás Bulat”.