22/09/14 17h15

Investe SP participa de encontro com delegação chinesa de Dongguan

Reunião organizada pelo governo da cidade e a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento traz delegação de 38 empresários chineses

Investe SP com informações da CBCDE
Download ISP
"Aproveitamos o evento para estreitar os laços e fazer novos contatos com empresas chinesas" disse Wilson Soares gerente geral da Investe SP.

O gerente Geral da Investe São Paulo, Wilson Soares, participou, nesta segunda-feira, 22 de setembro, de um encontro com autoridades e empresários da cidade chinesa de Dongguan. O evento foi organizado pela prefeitura de Donguan em parceria com a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento (CBCDE) no World Trade Center de São Paulo.

Chefiada pelo prefeito de Dongguan, Yuan Baocheng, a delegação conta com 28 membros. O objetivo do grupo era apresentar o plano de crescimento e modernização da economia da cidade nos últimos anos e discutir o atual volume de comércio exterior e novas oportunidades de negócios entre Dongguan e o Estado de São Paulo.

Os empresários também vieram buscar parcerias com empresas brasileiras para investimentos no Brasil. Na ocasião, a CBCDE e a prefeitura de Dongguan assinaram um protocolo de intenções visando a colaboração na realização de negócios entre empresários do Brasil e da cidade chinesa.

A delegação conta 16 empresas de vários setores, entre eles fabricantes de ar-condicionado e umidificadores; áudio e vídeo; caminhões especiais; elevadores; equipamentos para segurança eletrônica; equipamentos voltados à produção de energia renovável; motores de corrente contínua sem escovas; peças para telefonia móvel; terminais de comunicação fixa, móvel, sem fio e rede; confecção em geral; e serviços de importação e exportação.

Do Brasil, participaram também representantes de diversos municípios paulistas, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), da Câmara Exterior de Comércio de Campinas e Região, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo de Campinas; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP); do Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior (ICEX) e da São Paulo Negócios.

Autoridades da Embaixada da República Popular da China e do Consulado Geral da China em São Paulo também estiveram presentes.

Sobre Dongguan
A cidade está situada na província de Guangdong. Sua população atual é de 10 milhões habitantes. Em 2013, o PIB da cidade foi de US$ 91,5 bilhões, um aumento de 9,8% em relação ao ano anterior. O montante está divido entre o setor terciário (US$ 49 bilhões), o secundário (US$ 42 bilhões) e o primário (US$ 340 milhões). No ano passado, o PIB per capita foi de US$ 12.109.

Importante centro industrial localizado no Delta do Rio das Pérolas, faz divisa com a capital da província, Guangzhou, ao norte, com Huizhou a nordeste, com Shenzhen ao sul, e com Foshan a oeste. Fica em Dongguan um dos maiores shopping centers do mundo, o South China Mall.