12/08/15 18h05

Empresários, especialistas e governo reúnem-se na Investe SP para discutir inovações na Saúde

Com mais de 400 convidados, painéis discutiram a inovação e o aprimoramento da cadeia produtiva do setor

Investe São Paulo

Depois de lançar o programa Investe SP Saúde, a Investe São Paulo realizou nesta quarta-feira, 12 de agosto, na sede da Agência, o primeiro seminário Propostas do Estado de São Paulo para Inovar a Saúde no Brasil. Mais de 400 pessoas, entre autoridades governamentais, empresários, especialistas e representantes diplomáticos participaram do evento discutindo soluções e propostas para o setor.

Realizado em parceria com as secretarias de Estado da Saúde e de Governo e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o fórum contou com cinco painéis de temáticas distintas.

“Os desafios que nos foram dados pelo secretário e vice-governador Márcio França nos estimularam a convidar a cadeia produtiva da saúde, que compareceu em peso, enumerando sugestões e projetos de sucesso que certamente vão agregar investimentos e muita inovação à saúde em São Paulo. Este protagonismo é a marca do atual Governo de São Paulo, sempre pautado pela inovação. E já estamos trabalhando forte no setor, tanto que atraímos, este ano, oito empresas do setor de saúde, que representam um aporte de R$ 1,5 bilhão”, disse o presidente da Investe SP, Juan Quirós.

Ainda durante a cerimônia de abertura o coordenador titular do BioBrasil – Comitê da Bioindústria da Fiesp, Ruy Baumer, afirmou: “A saúde é um dos setores mais inovadores do mercado global, que cria empregos qualificados, com investimentos de todos os portes, com predominância das pequenas e médias empresas. Nosso objetivo é fazer do Estado de São Paulo o maior centro de inovação da América do Sul. Parabenizo a Secretaria de Desenvolvimento, o nosso vice-governador, a Investe São Paulo e as secretarias de Saúde e de Governo por tratarem bem nosso setor, que saberá responder à altura com mais empregos, inovação e bom atendimento aos pacientes privados e do SUS”.

O deputado estadual Itamar Borges também participou do evento. “Como presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo da Assembleia Legislativa, tenho participado, junto com o deputado Caio França, de inúmeras reuniões com a Investe SP. O bom atendimento da Agência certamente trará frutos para todas as regiões do Estado de São Paulo. Temos que continuar fortalecendo a pequena e média empresa”, defendeu.

Por fim, o vice-governador Márcio França parabenizou a Investe São Paulo pelo evento. “Soubemos aproveitar esta janela de oportunidade surgida com a lei que autoriza investimentos estrangeiros na saúde. Mais que isso, aqui estão em peso as empresas nacionais, os pequenos e médios investidores, que muito podem ajudar a inovar a saúde em São Paulo e no Brasil. A frase que fica é ‘Onde não havia caminhos, a gente voou’. Ou seja, não adianta ficarmos reclamando da crise. Temos que olhar para as oportunidades e investir”. “


França também ressaltou os bons resultados que o Estado tem registrado, como a criação de empregos toda semana por meio de empresas que são registradas na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que superou, este ano, o número de abertura de empresas do ano passado. “Esta é a orientação do governador Geraldo Alckmin. Temos que criar empregos, empregos e empregos”, completou.

Os painéis
O presidente Juan Quirós fez a primeira apresentação, dando a pauta do evento, que teve o destaque para a existência de 79 projetos em andamento na Investe SP, com a expectativa de investimentos de R$ 24,6 bilhões e a criação de 32.967 empregos.
O primeiro painel com o tema “As novas oportunidades na área da saúde – cadeia de fornecedores para o Estado” foi moderado por Geraldo Reple Sobrinho, coordenador de Serviços da Secretaria de Estado da Saúde.

As apresentações feitas por Adhemar Dizioli, diretor técnico da mesma pasta da Secretaria de Saúde, Ricardo Banana, diretor de Operações da empresa Centro Saneamento e Serviços Avançados e por Juliana Donha, gestora de Negócios da empresa Atmosfera, abordaram assuntos relacionados ao cotidiano de hospitais públicos. Foi falado sobre a terceirização de serviços, a ideia dos hospitais compactos e os desafios dos prestadores de serviços na saúde.

Já o segundo painel, “Os desafios para transformar o Estado de São Paulo em um polo inovador em saúde, o Vale do Silício da Inovação em saúde e as ações de empreendedorismo (startups) como solução para o setor”, foi moderado por Ruy Baumer.
O quadro foi composto por Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Abimo, Eduardo Giacomazzi, coordenador adjunto do BioBrasil – Comitê da Bioindústria da Fiesp, e Sylvio Gomide, diretor do CAF – Comitê Acelera Fiesp. Todas as apresentações abordaram temas relacionados à inovação, principalmente no apoio a pequenas e médias empresas brasileiras.

Giacomazzi, inclusive, enfatizou a importância da Investe SP nesse processo: “Parabéns à Agência por ter criado um programa de apoio aos pequenos e médios empreendedores – eles são fundamentais para que o potencial que o Estado tem para inovar seja aplicado”.

No terceiro painel, o diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor Financeiro e de Negócios da Desenvolve SP, Álvaro Sedlacek, explicaram como funcionam e de que forma as empresas podem ter acesso às linhas de financiamento que o Estado de São Paulo oferece para inovação e projetos relacionados a saúde.

Também expositivo, o quarto painel trouxe duas experiências internacionais sobre gestão da saúde pública. Michel Korstee, consultor para inovação e saúde do Consulado Geral da Holanda em São Paulo falou sobre projetos e iniciativas de sucesso nos Países Baixos. E para falar sobre o sistema público de saúde em Israel palestrou o cônsul econômico do Consulado de Israel do Rio de Janeiro, Daniel Kolbar.

O evento foi finalizado pelo painel que discutiu os modelos de parcerias público-privadas disponíveis no Estado de São Paulo para projetos relacionados à gestão da saúde pública. Novamente moderado por Ruy Baumer, contou com a participação de Marcelo Allain, coordenador de Parcerias do Governo do Estado de São Paulo, Rita Ragazzi, gerente de Pesquisa em Saúde para a América Latina da Frost & Sullivan, e Eliane Kihara, sócia-líder de Pharma & Life Sciences e sócia-líder de consultoria em Saúde da PWC.

Confira as apresentações utilizadas pelos palestrantes:

Apresentação do presidente da Investe SP, Juan Quirós

Apresentação do diretor Científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz

Apresentação da gestora de Negócios da empresa Atmosfera, Juliana Donha

Apresentação do Diretor do Grupo Técnico de Edificações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Adhemar Dizioli Fernandes

Apresentação do  Coordenador adjunto do BioBrasil - Comitê da Bioindústria da FIESP, Eduardo Giacomazzi

Apresentação do Diretor Financeiro e de Crédito da Desenvolve SP, Álvaro Sedlacek

Apresentação do Diretor de Operações da empresa Centro Saneamento e Serviços Avançados, Ricardo Barana

Apresentação do Cônsul econômico do Consulado de Israel no Rio de Janeiro, Daniel Kolbar

Apresentação do Diretor do Grupo Técnico de Edificações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Adhemar Dizioli Fernandes

Apresentação do  consultor para inovação e saúde do Consulado Geral da Holanda em São Paulo, Michiel Korstee

Apresentação do gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da empresa Sodexo, Adair Parreiras Junior

Apresentação da diretora da e sócia-líder de Pharma & Life Sciences Virgínia de Bragança Oliveira e da sócia-líder de consultoria em saúde da PWC, Eliane Kihara