09/12/14 16h02

Investe SP reúne representantes de 21 entidades para apresentar o portal Encontre um Sócio

Entre os participantes do evento, realizado na sede da agência paulista, estavam representações governamentais, câmaras de comércio e agências de promoção de investimento estrangeiras

Investe São Paulo
Download Stella Mafra/ISP
O evento foi organizado pela Gerência de Desenvolvimento de Negócios e Relações Institucionais da Investe São Paulo.

A Investe São Paulo realizou, na manhã desta desta terça-feira, 09 de dezembro, o segundo Encontro com Representações Diplomáticas, Agências de Promoção de Investimentos e Câmaras de Comércio. Realizado na sede da agência, o evento contou com a participação de representantes de 21 entidades de 13 países diferentes que puderam conhecer melhor o trabalho da Investe SP e o novo portal Encontre um Sócio.

Durante a abertura da reunião, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, colocou a agência à disposição dos países participantes para intensificar as relações econômicas e os investimentos entre essas nações e o Estado. “Já recebemos a onda de investimentos multinacionais de grande porte nos últimos dois anos. Hoje, estamos recebendo a segunda onda que consiste em empresas pequenas e médias que fornecem, em seus países de origem, para as grandes corporações. Com o Encontre um Sócio podemos acelerar o processo de vinda deste empresário que necessita de uma parceiro local”, disse.

A apresentação sobre o portal Encontre um Sócio foi feita pelo diretor Sérgio Costa. O ambiente virtual dá a possibilidade de empresas nacionais e internacionais fecharem parcerias, criarem sociedades, encontrarem representantes para importação ou exportação e trocarem tecnologias para investir no Estado de São Paulo.

O diretor explicou o passo-a-passo do cadastro de empresas no site e ressaltou a possibilidade de outras entidades também estarem cadastradas no banco de dados do portal. “Vocês, que já estão em contato com as empresas, também podem se cadastrar no site, publicando ou buscando por oportunidades de negócios para os empreendedores que estão em contato com vocês”, explicou.

A representante da Pró México, Carla Correa, destacou a iniciativa e comparou ao sistema já utilizado pela agência de promoção de investimentos mexicana. A representante da Taiwan Trade Center no Brasil, Sueli Imanisi também destacou o interesse da entidade taiwanesa em apresentar o portal para as empresas que vem ao Brasil no próximo ano.

Aproveitando o momento, o representante do governo de Quebéc, José Castro, pediu ao diretor o agendamento de uma reunião imediata para apresentação do site aos colaboradores da entidade a fim de treiná-los para divulga-la em reuniões futuras com potenciais investidores.

O diretor Sérgio Costa pediu que as entidades presentes se cadastrassem e fizessem uso do site para obter suas próprias impressões e ajudar no aprimoramento da ferramenta. “Nós temos uma preocupação constante em melhorar o Encontre um Sócio e são vocês, que já conhecem as empresas, que podem nos dar o feedback necessário para tornar o portal melhor a cada dia”, afirmou.

Planejamento

Após a apresentação, as entidades puderam debater sobre os planos da Investe São Paulo para 2015.  O objetivo do debate era esquematizar, juntamente com as entidades representadas, a realização de parcerias e acordos de cooperação para aumentar o fluxo de investimentos estrangeiros em São Paulo no próximo ano.

O assuntos apresentados pelos participantes vão direcionar as ações internacionais e o planejamento das missões da agência paulista para 2015.