27/02/14 15h59

Investimento em Viracopos alavanca negócios na região

Jundiaí e Região já sentem os reflexos positivos da melhoria na infraestrutura do Aeroporto Internacional de Viracopos

Jornal de Jundiaí

A pouco mais de dois meses para a conclusão da primeira fase de investimentos no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas - estão sendo aplicados cerca de R$ 2,06 bilhões -, os setores industrial e empresarial de Jundiaí e Região já sentem os reflexos positivos da melhoria na infraestrutura do modal aéreo.

O diretor do Departamento de Comércio Exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em Jundiaí, Jorge Calouche, cita números como a redução do tempo para o desembaraço de mercadorias - caiu de 42 horas para 36 horas o processo de importação e de 10 horas para 7 horas o tempo levado para conseguir exportar mercadorias através de Viracopos.

"Isso é um avanço e o que permitiu esse acontecimento foram os investimentos na melhoria de infraestrutura do aeroporto, de acordo com a Receita Federal de Campinas", comenta Calouche. Na prática, para indústrias e empresas da Região, esse ganho de tempo se transforma em maior rentabilidade. "Se você consegue exportar e importar mais rápido, sua linha de produção é beneficiada e isso não exige estoques de mercadorias. Consequentemente, o custo é menor", detalha.

A aposta de empresas de grande porte na Região de Jundiaí é exemplo citado pelo diretor titular do Ciesp, Mauritius Reisky, como movimentação econômica decorrente da previsão de melhor capacidade de operações de carga e transporte de passageiros em Viracopos. "A Natura está construindo um novo centro logístico em Itupeva. A DHL realizou altos investimentos em suas unidades de Louveira e Cabreúva. Tudo isso já tem foco em operar por Viracopos, certamente", avalia.

O aumento da capacidade de operação do aeroporto, de acordo com Reisky, reforçará ainda mais a vocação logística da Região. "A ampliação das rotas de aeronaves cargueiras já tem atraído, principalmente, quem movimenta produtos de alto valor agregado", enfatiza o diretor do Ciesp. Segundo ele, antigamente esse cenário era bem diferente. "Essas transformações, hoje, ainda são imensuráveis. Todas as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí deverão colher os bons frutos."

Características como localização estratégica, desenvolvimento em ritmo acelerado e, agora, um aeroporto que, além de próximo, será o mais moderno da América Latina, são diferenciais apontados por Reisky para comentar os motivos de a Região de Jundiaí se tornar cada vez mais atrativa para as empresas. "Já estão ocorrendo investimentos na rede hoteleira, principalmente em cidades como Vinhedo, Valinhos e Indaiatuba. Indústrias do setor de eletroeletrônicos, não tenho dúvida, também devem se instalar na Região nos próximos anos", diz o diretor do Ciesp.

VISÃO ESTRATÉGICA
Presidente do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ) e prefeito de Itupeva, Ricardo Bocalon (PT) aponta a necessidade de o poder público das sete cidades integrantes do AUJ - Jundiaí, Itupeva, Várzea Paulista, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Louveira e Jarinu - incorporar os investimentos no Aeroporto Internacional de Viracopos no "discurso". "Temos que trazer o aeroporto para nossa Região no sentido de falar de todos os benefícios que a proximidade com Viracopos nos proporciona. Tenho falado muito a respeito disso nas reuniões do Aglomerado", pontua.

Muitas empresas, principalmente do setor logístico, têm demonstrado interesse por Itupeva, segundo o prefeito da cidade. "De certa forma, a gente faz divisa com o aeroporto. Inclusive, o alojamento dos trabalhadores da construção civil que têm operado em Viracopos é em Itupeva, na estrada Miguel Melhado, a SP 324", enfatiza Bocalon.

VENDAS POTENCIALIZADAS
Outro ponto a ser considerado quando se trata das melhorias em Viracopos, segundo Calouche, diretor de Comércio Exterior no Ciesp, é o impulso que poderá ser dado para as empresas da Região exportarem mais seus produtos, já que haverá melhor infraestrutura. "Lá fora existe um universo gigantesco que pode comprar nossos produtos."