10/09/14 14h52

IQA inaugura laboratório de R$ 1 mi em Sorocaba

Fará análises químicas em parceria com empresas e universidades

Automotive Business

O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, inaugurou na segunda-feira, 8, seu primeiro laboratório, que consumiu investimento de R$ 1 milhão. Com equipamentos de última geração, a instalação fica no Parque Tecnológico de Sorocaba, a 100 quilômetros de São Paulo, e fará análises químicas em produtos automotivos com o objetivo de atender a empresas, interagir com universidades e desenvolver novas tecnologias.

Em comunicado distribuído na terça-feira, 9, o instituto diz que o laboratório químico tem capacidade para realizar ensaios de produtos como Arla 32 e líquido de freio. "Estes produtos só podem ser comercializados após passarem pelo processo de certificação de conformidade, e a partir de agora iremos oferecer mais este serviço aos nossos clientes", comenta Ingo Pelikan, presidente do IQA. Os equipamentos também contemplam análises de outros produtos do segmento automotivo como, por exemplo, aditivo de radiador. "Este é o primeiro passo para a concretização de um sonho antigo, de ter um local próprio para o desenvolvimento de tecnologia automotiva", completa o presidente.

Na lista de equipamentos do laboratório, destacam-se o instrumento de medição ICP – OES (Inductively Coupled Plasma - Atomic Emission Spectrometer - sigla em inglês para Espectrometria de Emissão Atômica por Plasma Acoplado Indutivamente), que realiza análise de elementos em diferentes matrizes sólidas, líquidas, orgânicas e inorgânica; o Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), que identifica um composto ou investiga a composição de uma amostra; e o

Espectrofotômetro UV, utilizado para determinar de um modo quantitativo a concentração de substâncias em solução que absorvem radiação.

O laboratório conta também com Titulador Karl Fischer, equipamento usado para determinar traços de água em uma amostra; Refratômetro Digital de alta precisão, para medir a concentração das misturas de fluidos (impurezas em óleos e combustíveis etc.) com precisão de cinco casas decimais; e Balança Analítica de alta precisão, para pesagem de amostras e reagentes (precisão de até 0,00001 g), entre outros.

"O Brasil ainda é carente de laboratórios de ensaios independentes, por isso temos empenhado todos nossos esforços no sucesso deste empreendimento", afirma Pelikan. "Como quinto maior mercado mundial, e com representantes de todas as grandes montadoras, o País necessita deste tipo de estrutura para evoluir e passar a ser também um desenvolvedor de tecnologia."

O presidente revela que o IQA pretende inaugurar outros laboratórios futuramente: um metalográfico (estudo da estrutura dos metais), outro de ensaios mecânicos; além uma pista de ensaios veiculares. "É um plano ousado e essencial para o desenvolvimento tecnológico da indústria automotiva brasileira", conclui.