15/09/14 17h04

Jaguariúna chega aos 60 anos investindo no futuro

A cidade vive a expectativa do anúncio de um novo empreendimento no valor de R$ 1,5 bilhão

Correio Popular

Em pouco mais de um ano e meio, Jaguariúna atraiu 460 novas empresas. O volume de investimentos chegou a R$ 500 milhões no período. Na data em que comemora seus 60 anos, a cidade vive a expectativa do anúncio de um novo empreendimento no valor de R$ 1,5 bilhão. Uma empresa da área de telecomunicações irá instalar uma fábrica de produtos de alta tecnologia.

No ano passado, o governo municipal implantou um programa de incentivos fiscais focado nas empresas de tecnologia.   A atração da empresa teve o suporte da Investe São Paulo, agência de fomento do governo paulista. As projeções da Administração municipal é que a chegada da empresa irá dobrar a arrecadação da cidade com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e com o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

O prefeito Tarcisio Chiavegato afirmou que, das 460 empresas instaladas no último ano, 30 são indústrias, 300 são da área de serviços e 170 são comércios. “Foram investidos pelo menos R$ 500 milhões”, disse. Ele salientou que a nova empresa será a redenção da cidade, que sofre, como a maioria dos municípios, com a queda da arrecadação em decorrência do baixo crescimento econômico do País. “A empresa de telecomunicações já comprou o terreno, que era a antiga área da Johnson&Johnson. O  lançamento da pedra fundamental será em outubro”, revelou.

Segundo Chiavegatoo, o Programa de Incentivo Fiscal ao Desenvolvimento Empresarial é um importante mecanismo para atrair empresas de alta tecnologia. “O objetivo é oferecer condições para que as empresas se instalem na cidade. Também pretendemos elevar o volume de empregos e aumentar a arrecadação. O município vem perdendo nos últimos anos espaço no índice de participação dos municípios. A cidade também sofreu com o declínio da atividade de empresas”, disse.

Chiavegato ressaltou que um grande esforço do atual governo é deixar as finanças em dia. “No ano passado, fechamos no azul e reduzimos a dívida que herdamos da Administração anterior”, afirmou. A legislação de incentivos fiscal de Jaguariúna prevê isenção de tributos e créditos de fomento econômico pelo período de dez anos para empresas com atividade nas áreas de informática, call-center, data center e telecomunicações. Os empresários poderão ter benefícios como isenção de 100% do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); alíquota de 2% no ISSQN e isenção de 50% na alíquota sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

O governante afirmou que a posição do município, próximo a grandes corredores logísticos e universidades, é um fator de atração de empresas. Contudo, ele ressaltou que os investimentos em qualidade de vida são fundamentais no momento de apresentar a cidade para os investidores. “Até 2016, teremos 100% de tratamento de esgoto na cidade. Nós apostamos em programas que reforcem educação, saúde e meio ambiente. Outra preocupação é manter um superávit das contas públicas”, disse.

Qualidade de vida

Os moradores da cidade ressaltam que a qualidade de vida é uma marca registrada do município. “Jaguariúna é uma cidade que oferece uma boa infraestrutura e qualidade de vida. Neste ano, o comércio sofre um pouco com a queda das vendas, mas o problema é geral no País”, disse a gerente de loja Lidiane Silva França.

O casal Cássio Rogério e Beatriz Raimundo também ressaltou que a cidade oferece boas condições de vida. “Não temos o mesmo índice de violência de grandes centros urbanos e a cidade é estruturada”, comentou Beatriz. Os dois trabalham em um ótica e afirmaram que os negócios mantiveram o ritmo neste ano.

Programação

Em comemoração aos 60 anos, o governo municipal preparou um pacote de inaugurações e uma agenda cultural até o final do mês para celebrar a emancipação político-administrativa do município. Na lista, estão a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) VIII Guedes; da sede do Centro de Saúde do Trabalhador (Cest); do almoxarifado central de saúde e farmácia de medicamento de alto custo e a ampliação da UBS II Miguel Martini Luiz Fernandes Costódio.

“A cidade tem muito a comemorar. Jaguariúna tem participação importante na economia da região e oferece qualidade de vida aos moradores”, disse o prefeito. Na agenda do aniversário, está previsto para hoje o 7º Passeio a Pé, às 8h, com saída do Parque Luiz Barbosa e, às 19h, ocorre o show com o cantor Mazinho Quevedo, no Parque Santa Maria. A entrada é franca. Outra atração é o Jaguariúna Rodeo Festival no Red Eventos.