19/11/14 14h45

Laboratório financiado pela Petrobras começa a operar neste mês

Investimentos e Notícias

Será inaugurado amanhã (19), o novo prédio de expansão das instalações do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo, no interior paulista, financiado pela Petrobras. As pesquisas contribuirão para que poços de petróleo e oleodutos sejam projetados de modo a ter maior produtividade e menos riscos.

O objetivo da expansão é estudar, experimentalmente e numericamente, cenários de escoamento multifásico com fluidos de modo a reproduzir o comportamento do CO2 sob altas pressões, além de ampliar as dimensões de estudos em andamento, como o do separador de gás de fundo do poço para bombeio centrífugo submerso (BCS).

A expansão foi financiada pela Petrobras, ao custo de cerca de R$ 3,5 milhões, investidos em novas instalações e equipamentos de última geração. Os recursos aportados ao LEMI contribuem para o cumprimento de obrigação contratual da Petrobras para com a ANP no segmento de pesquisa e desenvolvimento. A USP, por sua vez, destinou aproximadamente R$ 150 mil a itens de infraestrutura para redes elétrica e hidráulica e fibras óticas para sistemas de voz e dados do laboratório.

“Estamos concluindo a construção de instalações experimentais de grande porte para simular escoamentos de petróleo e dióxido de carbono sob altas pressões e escoamento de gás associado em condições em que ocorre carregamento de líquido, o que prejudica a produtividade. Vamos combinar técnicas ópticas de medição a laser da velocidade de escoamento de petróleo, gás e água, visualização rápida e em alta definição das propriedades desses fluidos e medição de suas densidades por meio de técnica nuclear com raios gama. Aliar técnicas e instrumentação química, física e nuclear em um laboratório de mecânica de fluidos e em escala industrial é inédito no Brasil”, explica o coordenador do laboratório, Oscar Maurício Hernandez Rodriguez.

O novo prédio, com área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, funciona no campus 2 da USP – São Carlos e vem a se somar às antigas instalações do laboratório, de cerca de mil metros quadrados, situadas no campus 1 da universidade. Ao todo, no LEMI, trabalharão dez cientistas e dez alunos de pós-graduação, principalmente das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O laboratório é vinculado ao departamento de Engenharia Mecânica da USP, que tem mais de 20 anos de experiência em escoamento de fluidos.

Dentre os projetos a serem implementados no Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais, destacam-se o estudo dos modelos de escoamento multifásico, considerando a presença do CO2, e comparações entre diferentes métodos de elevação artificial de petróleos, com objetivo de viabilizar a produção de petróleos mais viscosos. Ambos os projetos são do interesse da Petrobras.

Apesar de ser financiado pela Petrobras, o LEMI não tem contrato de exclusividade com a companhia e poderá atender a demandas de outras empresas, inclusive multinacionais. É o caso da BG, produtora de gás natural, que já tem projeto em contratação para 2015.