05/03/15 13h11

Loja on-line de marcas de luxo expande operações

Folha de S. Paulo

A Farfetch, loja virtual inglesa que vende marcas de luxo, expandirá seu negócio pela América Latina.

Com um investimento de US$ 86 milhões (R$ 255 milhões), grande parte captada com o fundo americano DST Global, a companhia vai inserir o espanhol em sua plataforma on-line de compras e entrar, primeiramente, no mercado mexicano.

O escritório de São Paulo, aberto em 2010, será a base das operações na América Latina. Há outros sete espalhados entre Europa, Ásia e EUA.

"O Brasil se assemelha com seus vizinhos por ter um mercado desafiador. A partir deste mês, com o espanhol integrado ao negócio, vamos fortalecer a marca na região", afirma José Neves, CEO e fundador da empresa.

O país é o terceiro maior mercado do grupo, atrás de Estados Unidos e Inglaterra.

O aporte também será utilizado para ampliar o número de funcionários em São Paulo. O plano é ter cem trabalhadores --incremento de 42% do quadro atual.

O investimento ainda servirá para implantar estratégias "omnichannel", que mesclam o ato da compra em ambientes físicos e virtuais.

Esse tipo de serviço entrará em operação no país até o próximo semestre, com a integração de metade das 80 butiques de luxo parceiras.

Apesar de ser o terceiro maior mercado, o ritmo das operações brasileiras está mais lento. "Está crescendo menos que China, Japão e Coreia em razão da crise econômica. Mas estamos otimistas porque o mercado on-line do país é muito farto."