01/11/17 14h11

Maioria dos brasileiros quer abrir negócio para ter mais liberdade, diz pesquisa

Levantamento identificou que 11,1 milhões de empresas foram abertas por necessidade no Brasil ao longo dos últimos três anos e meio; confira os dados

Economia IG

Grande parte dos brasileiros pensam em empreender têm o desejo de conquistar maior renda e liberdade. Isso mostra que o empreendedorismo ainda é visto de forma romântica no Brasil. Ao contrário do que muitos imaginam, ter a própria empresa pode significar muito mais tempo dedicado ao trabalho e menos tempo disponível para a família, por exemplo.

Para tentar entender o cenário do empreendedorismo entre os brasileiros , o Sebrae organizou um estudo, em parceria com a MindMiners, e identificou que 11,1 milhões de empresas no País foram abertas por necessidade ao longo dos últimos três anos e meio. A fase de coleta da pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira ouviu pessoas que já empreendem, enquanto a segunda teve como foco quem nutre o sonho de empreender. Confira os principais resultados:

Quem já empreende

1) Na hora de procurar um bom parceiro para auxiliar a tocar o negócio, mais da metade dos entrevistados que já têm empresa (51%) escolheram familiares como sócios. Além disso, outros 29% elegeram amigos.

2) Segundo o estudo, o conceito de multicanal (ou seja, estar presente em diversos canais ao mesmo tempo) vem movendo a maioria dos empreendedores . Cerca de 42% dos entrevistados afirmam ter loja física e online, enquanto 38% dizem ter apenas a versão física e outros 20% apenas a versão virtual.

3)  Em relação ao modelo de negócio, 34% investiram em uma empresa B2C (que vende diretamente ao consumidor final). Já 24% vendem para o varejo; 8% são marketplaces; 7% são B2B (vendem apenas para outras empresas); e apenas 3% focam na exportação.

4)  Perguntados sobre as motivações que os levaram a empreender, 57% afirmaram que viam a empresa própria como a chance de ter mais liberdade e autonomia; para 53%, era uma oportunidade para crescer; 35% queriam deixar de ser funcionários e se tornar chefes; 19% citaram a frustração com o mercado de trabalho tradicional; 18% não viam outra saída para frear a crise; 17% queriam melhorar o Brasil; e 16% queriam gerar impacto social/disruptivo no mundo.

5)  Ao mesmo tempo em que 19% dos entrevistados juram que não investiram nem um centavo na empresa, a maioria (39%) diz ter colocado pelo menos R$ 10 mil do próprio bolso. Cerca de 13% investiram entre R$ 11 mil e R$ 20 mil; 12%, entre R$ 21 mil e R$ 50 mil; e 8% entre R$ 101 mil e R$ 500 mil.

6)  Entre os medos mais recorrentes, ter de fechar a empresa porque ela "não deu certo" é um cenário que assusta 52% dos entrevistados; outros 38% temem não conseguir um investidor para ajudar a alavancar o negócio; e 21% têm medo de entrar em atrito com os sócios e/ou parceiros.

7)  Por volta de 28% dos pesquisados afirmaram que, se recebessem uma boa oferta de emprego, deixariam a empresa própria de lado; outros 43% não abandonariam a empreitada. E 61% concordam que o sucesso do negócio depende deles mesmos - mais do que qualquer outra pessoa envolvida.

Quem pretende empreender

1) Cerca de 66% dos que ainda não se decidiram pela aventura do empreendedorismo pretendem ter um negócio próprio para poder ter mais liberdade e autonomia em suas vidas, indica o levantamento.

2) Entre os futuros empreendedores, 20% pensam em criar uma empresa de tecnologia; 17% ainda estão em dúvida sobre o setor de atuação; 11% pensam em abrir um comércio ou um restaurante/bar/lanchonete; e 7% responderam que pretendem abrir uma empresa de engenharia.

3) 51% dos possíveis investidores do futuro desejam ter loja física, além de um e-commerce; 20% garantem que terão somente espaços físicos; e 10% pensam em empreender apenas no mundo online.

4)  No momento em que foram questionados se já têm conhecimento sobre o setor em que pretendem atuar, uma surpresa: 52% responderam que "não". E 68% ainda não investiram em nenhuma pesquisa de mercado. Neste último item, a razão é inversamente proporcional quando a pesquisa questionou os já empreendedores: 67% deles investem em pesquisas para conhecer o consumidor

5) 22% deles dizem ter até R$ 10 mil para investir em um negócio próprio; 44% ainda não sabem quanto terão para gastar; e 9% dizem ter em caixa entre R$ 21 mil e R$ 50 mil para tornar a empresa realidade.

6) Dentro deste universo de pesquisados, 64% ainda não buscaram ajuda para iniciar o negócio, mas quem o fez procurou, principalmente, o Sebrae (19%), universidades e faculdades (13%) e bancos (7%).

7)  Para 49% dos brasileiros que desejam abrir um negócio , o que mais atrasa a tomada de decisão para começar é a falta de capital; outros 18% citam a falta de conhecimento sobre empreendedorismo; 14% dizem não ter tempo; e 12% se dizem inseguros para tomar a decisão.