05/01/15 11h12

Márcio França é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

SDECTI
Download Diogo Moreira/A2 Fotografia
O novo secretário foi vereador em São Vicente e também prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos

O vice-governador Márcio França tomou posse na última quinta-feira, 1º de janeiro, como secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que é o órgão do governo ao qual a Investe São Paulo é vinculada, trabalha para promover o crescimento econômico sustentável, aprimorar os ensinos superior, técnico e de graduação tecnológica e estimular a inovação no Estado de São Paulo, com políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda e ao aumento do empreendedorismo e da competitividade do setor produtivo.

Formado em direito pela Universidade Católica de Santos, Márcio França foi vereador em São Vicente e também prefeito da cidade por dois mandatos consecutivos. Em 2006, foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal, sendo reeleito em 2010. Trabalhou como assessor na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Ministério de Ciência e Tecnologia na área federal. Presidente do PSB no Estado de São Paulo, assumiu a Secretaria Estadual de Turismo do Estado em 2011, cargo que ocupou até 2012.

Na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento, além da Investe São Paulo, estão vinculados o Centro Paula Souza, autarquia que administra as Etecs e as Fatecs, a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), o  Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a Subsecretaria do Trabalho Artesanal (Sutaco), além das universidades e faculdades estaduais (USP, Unesp, Unicamp, Univesp, Famema e Famerp).