24/11/14 15h11

Marília já é a segunda região que mais gera emprego no Estado de São Paulo

A infraestrutura da cidade está crescendo com melhorias nas rodovias que passam por Marília

DCI

A região de Marília foi a segunda que mais cresceu na geração de empregos no interior do Estado de São Paulo. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego/Caged (que engloba também Tupã), entre 2008 e 2014 houve um crescimento de 26% nas contratações.

Ficou apenas um por cento abaixo das regiões de Jundiaí, Bragança Paulista, Sorocaba e Piedade. Marília e Tupã passaram de 28.595 para 35.889 empregos nesse período. O levantamento mostra ainda que outras regiões tiveram redução nas contratações, a exemplo de Araçatuba, Andradina e Birigui.

Vocação diferente

Para o prefeito Vinicius Camarinha, o levantamento é mais um reflexo do desenvolvimento comercial e industrial de Marília que, apesar de todas as dificuldades econômicas, está na contramão de boa parte do país: a realidade de hoje é que vários segmentos estão demitindo. Além disso, a própria infraestrutura da cidade está crescendo, com melhorias nas rodovias que passam por Marília e ampliação do aeroporto, o que deve atrair mais empresários de outras regiões.

"Marília tem uma vocação industrial diferente de outras regiões, com destaque para os setores alimentício e metalúrgico. Além disso, há uma grande expansão na área de Tecnologia da Informação (TI), com mais de 100 empresas em funcionamento. Os empresários contam com total apoio de nossa administração, adotando medidas e também buscado apoio junto ao governo do estado para que as empresas possam continuar crescendo", afirmou o prefeito Vinicius.

A criação do Parque de Tecnologia da Informação (TI), nas áreas de desenvolvimento de software e infraestrutura é apontada como um dos diferenciais. Hoje, funcionam mais de 100 empresas na área de TI, inclusive de reconhecimento nacional e internacional, como é o caso da Buscapé, Locaweb e Boa Vista Serviços. Hoje, o crescimento anual na região chega a 8%, com faturamento médio de R$ 10 milhões/mês. O Parque Tecnológico será incluído no orçamento do estado, passando a receber recursos e incentivos.

Um dos próximos novos investimentos será a implantação de uma unidade produtora de lâmpadas LED da indústria RCG, com investimento de R$ 20 milhões e que deve gerar 350 empregos diretos. A área, de 12 mil metros quadrados, foi doada pela prefeitura.

O empresário Roberto Gonzales, dono da RCG, confirmou que até a conclusão da construção do prédio, só este um investimento de R$ 6 milhões no distrito industrial, próximo à fábrica da Sassazaki, a empresa locou um galpão para iniciar as atividades em Marília imediatamente.

Melhor infraestrutura

Nos próximos anos a perspectiva é de um crescimento econômico ainda maior de Marília. Isso deve ocorrer tanto pela melhoria da infraestrutura - rodovias, aeroporto, conclusão da obra de tratamento do esgoto [ver reportagem abaixo] - como também de medidas que a prefeitura está adotando de incentivo aos setores produtivos. Os investimentos chegam a R$ 335 milhões.

Qualificação da mão de obra

Além de dar todo apoio aos segmentos produtivos, a administração municipal também investe na qualificação da mão de obra. A instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), além de novos cursos da Facet/Etec.

A estratégia do município foi oferecer uma área para a instalação do campus do IFSP, com capacidade para beneficiar 1.200 alunos; bem como a construção do prédio próprio da Fatec (Centro Paula Souza) e Etec, que possibilitará a ampliação dos cursos.