05/06/14 17h31

Maxion Wheels instala nova fábrica de rodas em Limeira

Investimento vai gerar 500 empregos produzindo rodas de liga leve; Empresa recebe apoio da Investe São Paulo

Investe SP
Divulgação
A fábrica será construída no mesmo terreno onde já está instalada a Fumagalli

A Maxion Wheels lança nesta quinta-feira, 5 de junho, a pedra fundamental de sua nova fábrica de rodas em Limeira. A futura planta será construída no mesmo terreno onde hoje está instalada a unidade que produz rodas de aço para veículos leves, mais conhecida como Fumagalli, e que emprega aproximadamente 1200 colaboradores em três turnos.

A segunda planta vai fabricar rodas de alumínio para os mesmos tipos de automóveis, gerando 500 empregos diretos. O empreendimento conta com o apoio da Investe São Paulo, agência de promoção de investimento do Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o presidente da empresa nas Américas, Don Polk, a nova fábrica vai atender a alta demanda do mercado nacional por automóveis com este tipo de roda. “Fizemos uma análise detalhada quanto ao local em que a fábrica seria implantada. Pesou muito a favor desta escolha aspectos como logística, infraestrutura da cidade, mão de obra qualificada e o bom relacionamento com a comunidade e com o Sindicato local”, ressalta.

As duas fábricas juntas somarão, ao todo, 1.700 funcionários na cidade. Polk lembra também que a região possui diversas empresas do setor automotivo e receberá em breve novas instalações das montadoras Honda, na cidade de Itirapina, e da Mercedes-Benz, na cidade de Iracemápolis, o que também influenciou na decisão pela cidade de Limeira. As duas empresas, inclusive, também estão sendo assessoradas pela Investe SP.

“São Paulo é o Estado que tem a cadeia de fornecedores mais completa do setor automotivo no País. Isso porque a região oferece a melhor infraestrutura para o escoamento da produção, otimizando a logística das empresas. O investimento da Maxion em São Paulo é uma prova da confiança do desenvolvimento contínuo do Estado e das melhorias que vem sendo feitas em estradas, portos e aeroportos”, explica o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Mais de 40% das fábricas do complexo automotivo do Brasil encontram-se em São Paulo. O Estado concentra 49% do valor da transformação industrial (VTI) e 53% do pessoal ocupado do segmento de fabricação e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias nacional, conforme dados de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre a Maxion Wheels
A Iochpe-Maxion (“Companhia”) é a maior fabricante nacional de rodas e chassis para veículos comerciais e de vagões de carga e fundidos ferroviários. A Companhia gera atualmente mais de 6.500 empregos, distribuídos em sete unidades fabris, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e China.

A empresa atua nos segmento de rodas e chassis, autopeças e equipamentos ferroviários. Seus produtos são comercializados em mais de 42 países, espalhados pelos cinco continentes. Em 2008, os principais destinos das exportações consolidadas em termos de valor foram: EUA (48%), América Latina (17%), África e Oriente Médio (17%), Europa (11%).

Veja Mais

Confira informações sobre o setor automotivo no Estado de São Paulo.

TMD Friction lança pedra fundamental de nova fábrica de Salto

Quality Steel investe R$ 150 milhões em nova fábrica de aços e centro logístico em Cruzeiro