04/08/15 14h33

MDIC firma acordos para alavancar atração de centros de P&D e fortalecer estímulo às startups

Agência Gestão CT&I

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) fechou dois acordos de cooperação para fomentar a atração de centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e o estímulo a startups. Os contratos foram firmados com a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e buscam fortalecer o programa Innovate in Brasil. As iniciativas serão coordenadas pela Secretaria de Inovação da pasta.

“Estamos enfrentando o desafio no MDIC de reposicionara política industrial brasileira, que precisa ter um caráter mais horizontal. A política industrial precisa privilegiar essa dimensão essencial que é a inovação”, afirmou o ministro Armando Monteiro.

Dentro do acordo que trata da atração de centros de P&D, estão previstas o desenvolvimento de atividades de atração, implementação e desenvolvimento de centros e projetos de P&D de forma a alavancar o investimento privado em inovação. Serão propostas a imolantação e o aprimoramento de políticas de inovação, a promoção do Brasil como um ator relevante no cenário internacional na atração de plantas deste tipo e a identificação de oportunidades para a atração de novos centros e projetos.

Já cooperação que projeta estímulos às startups, a ideia é que sejam formuladas propostas comuns de aprimoramento de políticas de inovação que fomentem o empreendedorismo, a integração de empresas inovadoras iniciantes na cadeia de valor de grandes companhias, a divulgação das ações voltadas para empreendedores pelas entidades participantes, a elaboração de estudos, a organização de eventos e o apoio para a internacionalização das startups brasileiras.

No âmbito do MDIC, as ações serão desenvolvidas, prioritariamente, junto às empresas participantes do programa InovAtiva Brasil.

Outras assinaturas

O encontro também serviu para a assinatura de dois outros acordos. A CNI e o IEL formalizaram protocolo com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) para a realização de iniciativas, estudos e ações para fortalecer a inovação nas empresas do País. Já o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o IEL firmaram compromissoo para renovar a parceria para o Inova Talentos. O acordo prevê ainda o lançamento do Inova Global, para fortalecer as estratégias de inovação e conectar a indústria brasileira aos centros de inovação ao redor do mundo.