17/09/14 14h51

Mercedes define início da produção de carros

Fábrica de Iracemápolis começa a operar em janeiro de 2016

Automotive Business

Sobre este terreno em fase de terraplenagem na imagem ao lado, a Mercedes-Benz erguerá sua nova fábrica de automóveis no País, na cidade de Iracemápolis. “A produção começa em janeiro de 2016”, afirmou o diretor-geral da divisão de automóveis, Dimitris Psillakis, durante o lançamento do utilitário esportivo GLA (veja aqui). Ele recorda que um dos motivos para a escolha da cidade foi o fato de 50% do mercado de automóveis Mercedes-Benz estar no Estado de São Paulo.

O executivo acredita que esse prazo se manterá, ainda que a atual retração de mercado persista em 2015. A unidade montará os modelos GLA e Classe C a partir de componentes importados e locais. A Mercedes-Benz ainda estuda as regras do Inovar-Auto para a nacionalização no caso de indústrias com produção até 35 mil unidades anuais de automóveis de luxo.

“A carroceria será soldada aqui, mas as peças de aço estampado virão da Alemanha. Seria preciso um volume muito grande para fazê-las aqui”, diz Psillakis. Antes do início da produção local, a Mercedes-Benz começará a utilizar um galpão em Iracemápolis, onde os GLA que chegarem montados da fábrica alemã de Rastatt receberão alguns selos, a inspeção final e serão ativados antes da distribuição pelo País.

A futura fábrica será erguida a partir de um investimento de cerca de R$ 500 milhões. O terreno tem 2.465.100 metros quadrados. “Vamos gerar cerca de mil novos empregos.” Segundo o executivo, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da região vai capacitar a futura mão de obra. Embora Iracemápolis seja pequena (tem cerca de 25 mil habitantes), está próxima de municípios maiores e industrializados, como Piracicaba e Rio Claro, e a nova fábrica tende a atrair gente destas e de outras cidades próximas.