30/04/13 15h13

Metro-Shacman anuncia investimento de nova fábrica de caminhões em Tatuí, SP

Empresa investirá R$ 400 milhões para produzir 10 mil unidades ao ano. Serão gerados cerca de 1.000 empregos diretos.

A Metro-Shacman, representante exclusiva da marca de caminhões chinesa Shacman, anuncia, com o apoio da Investe São Paulo, o investimento de R$ 400 milhões em uma unidade de montagem de caminhões pesados e extrapesados no município de Tatuí, a 140 km de São Paulo.

Em uma área de 53 mil m², próxima à rodovia Castelo Branco, a Metro-Shacman irá adaptar uma planta já existente de 12 mil m². A estimativa da empresa é que a produção inicie em meados de 2014, com capacidade instalada de 10 mil unidades ao ano para atender a demanda do mercado de caminhões pesados e extrapesados, de 380 a 440 cavalos de potência.

Serão gerados cerca de 1.000 empregos diretos com o início da produção. “Tatuí ganhará com a instalação da empresa e a Shacman ganhará com uma localização privilegiada, com fácil acesso a fornecedores, excelente infraestrutura e mão de obra qualificada, com cursos voltados para a demanda da empresa na Fatec e na Etec da cidade”, destaca o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Para a instalação da fábrica, a Shacman conta com a assessoria da Investe São Paulo, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, nas áreas tributária e de infraestrutura. De acordo com o secretário da pasta, Luiz Carlos Quadrelli, a nova planta aquecerá ainda mais a economia da região com a geração de emprego e renda. “A empresa também encontrará profissionais qualificados entre os concluintes do Via Rápida Emprego. Só no município serão oferecidas 190 vagas de qualificação profissional nos cursos de mecânica de manutenção, alimentação de linha de produção, metrologia, almoxarife e assistente administrativo”, acrescenta.

A Metro-Shacman já atende às demandas do Inovar-Auto referentes às exigências de produção nacional, ultrapassando a meta inicial de nacionalização de 65%, tornando os caminhões Shacman um produto nacional e passível de ser adquirido e financiado pelo Finame.

A empresa é pioneira no uso de tecnologias sustentáveis, sendo uma das primeiras a atender as novas exigências de emissões de gases do Brasil com o motor EURO V, homologado em 2011. Este motor será adquirido da Cummins Brasil, com fábrica em Guarulhos, SP. Já a parte de transmissão será adquirida da ZF, com unidade em Sorocaba, SP.

A Metro-Shacman adota uma politica nacional segmentada de distribuição com concessionárias nas principais rodovias do Brasil para atender aos clientes Shacman e garantir qualidade no “pós venda”, com grande facilidade de adquirir componentes e peças em todo o mercado nacional.

A Shacman é líder de vendas de caminhões em mercados emergentes como Rússia, África, e sudeste Asiático, produzindo mais de 150 mil caminhões/ano.

Após a consolidação da marca, a Metro-Shacman pretende expandir sua linha de produtos com linhas de Médios, Leves e Ligeiros para atender todos os seguimentos do Mercado.

Sobre a Metro-Shacman
A fabricante dos caminhões Shacman está instalada na província de Shaanxi, na região central da China. A empresa possui mais de 40 anos de tradição produzindo veículos pesados. A capacidade de produção ultrapassa a marca dos 150 mil veículos ao ano, abastecendo o mercado chinês e exportando para cerca de 50 países de diferentes continentes. A Shacman está localizada em uma área de 5,4 milhões de m² e conta atualmente com mais de 30 mil trabalhadores.

No Brasil, a Shacman é representada pela Caminhões Metro-Shacman do Brasil, que tem a responsabilidade da distribuição dos caminhões e peças para todo o mercado brasileiro.

Fundada em 2010, a empresa tem sede na cidade de Tatuí, no Estado de São Paulo para atuar no ramo de importação e comercialização dos caminhões SCHACMAN em todo o território nacional e parte da América do Sul. A partir de 2014 a Metro-Shacman produzirá seus caminhões em Tatuí.

Na América Latina os caminhões Shacman estão presentes também no Chile, Equador, Venezuela, Peru e Bolívia.

Para mais informações, acesse http://www.metroshacman.com.br/