13/05/14 16h15

México vê bons negócios com a RMC

Correio Popular – Campinas

O estreitamento das relações entre Brasil e México é um dos focos do trabalho de Beatriz Paredes Rangel, embaixadora mexicana no País. E a região de Campinas tem diversas áreas de interesse para os mexicanos – como logística, autopeças, petróleo e gás, alta tecnologia, serviços e hotelaria. As autoridades do país querem elevar o fluxo de investimentos brasileiros no México. Ontem, a embaixadora participou de um evento organizado pelo Lide Campinas, no Condomínio Swiss Park Office.

Beatriz expôs ao grupo de empresários e autoridades que estiveram no encontro os avanços políticos e econômicos do México. O país tem hoje 45 tratados de livre comércio assinados com outros países e também participa do bloco Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e da Aliança do Pacífico (que inclue ainda Colômbia, Peru e Chile). Para a embaixadora, é necessário estreitar o relacionamento entre empresários brasileiros e mexicanos. Um dos caminhos apontados por ela é a participação em câmaras temáticas.

Na explanação, a embaixadora apontou que boa parte das exportações mexicanas é para o mercado norteamericano. “Nós queremos expandir nossos negócios com a América Latina e a Ásia. Nossa balança comercial com a Ásia está negativa”, comentou. Ela ressaltou que as políticas públicas implantadas pelo governo mexicano estão reforçando a economia e abrindo oportunidades para os empreendedores. “Temos várias vantagens competitivas como manufatura avançada, democracia plena, economia forte e estabilidade macroeconômica”, salientou. Beatriz disse que projeções de grandes consultorias e especialistas apontam que nas próximas décadas o México estará entre as cinco maiores economias do mundo. “O país é um grande exportador de produtos manufaturados e tem uma economia em expansão”, frisou.

A embaixadora afirmou que os empresários mexicanos também têm interesse em investir no Brasil. Porém, ela disse que os entraves burocráticos são sempre uma grande preocupação. “Os empresários mexicanos afirmam que é complexa a tramitação legal para investimentos no Brasil. Uma discussão que deve ser feita em câmaras com empresários brasileiros e mexicanos é a simplificação da burocracia”, comentou. Ela disse que o governo mexicano dialoga com vários setores econômicos no Brasil sobre chances de negócios. “A Odebrecht já está investindo no México e recentemente nos reunimos com empresários dos ramos de cosméticos e farmacêutico”, comentou.

O presidente do Lide Campinas, Juan Quirós, afirmou que o encontro com a embaixadora foi importante para aprofundar o debate sobre as oportunidades de negócios entre os investidores mexicanos e a região de Campinas. “A embaixadora mostrou interesse nas áreas de inovação, serviços, capacitação de pessoas, autopeças, petróleo e gás, infraestrutura, logística, hotelaria, saúde e ramo imobiliário”, apontou. Ele ressaltou que há um ambiente favorável para fomentar investimentos mexicanos na região. “E também há oportunidades no México para os empresários locais”, salientou.