26/01/15 14h18

MiniCom investirá R$ 7 milhões em laboratório de inovação em São Paulo

Agência CNI

Um acordo firmado entre o Ministério das Comunicações (MiniCom) e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo prevê o repasse de R$ 7 milhões para a estruturação, gestão e sustentabilidade de um centro com oficinas, estúdios e laboratórios. O objetivo é apoiar a produção de conteúdos digitais criativos em São Paulo (SP), para uso compartilhado por pequenas e médias empresas.

Os conteúdos digitais podem ser filmes, vídeos, curtas, aplicativos, músicas ou games, por exemplo. O direcionamento da produção fica a cargo da prefeitura, que vai planejar a sustentação e o incentivo ao setor de conteúdos digitais.

"Isso faz parte do plano de gestão do centro, que diz quais vão ser os procedimentos de uso de cada um dos laboratórios depois da inauguração. Existe uma liberdade para a Secretaria de Cultura escolher o uso", afirmou a coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do MiniCom, Wanessa Oliveira.

O centro de produção será chamado Leia - Laboratório de Experimentação e Inovação. A prefeitura tem como contrapartida o valor de R$ 876 mil, além da elaboração do plano de gestão do espaço. O Laboratório será implementado no Tendal da Lapa, dividindo espaço com a Casa de Cultura, que continuará funcionando no local, e todo o complexo será gerido pela Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (SPCine).

O acordo faz parte do programa APL Conteúdos, uma iniciativa do Ministério das Comunicações para incentivar a criação de centros de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos.