19/05/15 13h36

Missão mira negócios na região

Agência Metropolitana de Campinas

Representantes do sul da França interessados em conhecer tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas de base tecnológica da RMC (Região Metropolitana de Campinas) estarão na cidade segunda-feira, com a intenção de fomentar novos negócios. O encontro é uma realização da ACS (Associação Campinas Startups), entidade que oferece suporte atualmente para as 48 associadas, por meio de um programa de formação e aceleração em temáticas relacionadas a empreendedorismo e negócios.

O projeto “Missão França”, promovido pela Agência Francesa de Investimentos do Sul da França e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade de Nice, já passou por Rio de Janeiro e São Paulo. A cidade de Campinas foi escolhida como rota do projeto por apresentar forte potencial empreendedor, estando a RMC consolidada como rota do projeto por apresentar forte potencial empreendedor, estando a RMC consolidada como um dos maiores polos tecnológicos do Brasil em função das instituições de pesquisas e universidades que sedia, além da logística desenvolvida devido ao Aeroporto Internacional de Viracopos.

A vinda dos franceses ao Brasil é estimulada pela necessidade de empresas no sul da França nas áreas de perfumaria e cosméticos, biotecnologia, telecomunicação, clean tech (tecnologia limpa), smart fit, prestação de serviços principalmente no setor hoteleiro, saúde, aeroespacial (satélites) e produção de conferências e grandes feiras.

Para o presidente da ACS, Wilson Campanholi, a troca de informações é um passo importante para que as startups mostrem seus trabalhos e construam oportunidades de negócios em território francês. “Enxergamos como uma grande oportunidade de viabilizar projetos binacionais. A economia da França está entre as três maiores da União Europeia e está em busca de negócios em diversos setores/verticais”, afirma.

O presidente do Grupo Join e organizador da “Missão França”, Paulo Moura, explica que o objetivo da iniciativa é justamente permitir relação binacional e inovação para as empresas aproveitando as oportunidades que existem nos dois países. “Instalar a empresa em outro país gera medo. Mas nós conhecemos o caminho, levei minha empresa para lá e tivemos resultados positivos. Estamos prontos para ajudar esses grupos se estruturarem, caso queiram”.

O encontro é gratuito e voltado principalmente para startups e empresários. As vagas são limitadas em 40 e as inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site www.sympla.com.br/apresentacao-missao-franca—startups__34228