16/04/15 13h36

Nasa busca parceiros para negócios na RMC

Agência Metropolitana de Campinas

Inúmeras tecnologias desenvolvidas pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa) para a corrida espacial foram incorporadas ao dia a dia das pessoas. Uma das principais organizações mundiais desenvolvedoras de tecnologia busca parceiros brasileiros para disseminar as tecnologias criadas na instituição localizada no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Campinas e região está na mira da Nasa.

Ontem, o diretor do Departamento de Transferência de Tecnologias da Nasa, no Kennedy Space Center (KSC), Michael Lester, esteve em Campinas apresentando para empresários, pesquisadores e autoridades as oportunidades oferecidas pela agência. O especialista da instituição também visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Raul Pila, onde incentivou os estudantes a se aprimorarem em carreiras que estimulem o desenvolvimento de pesquisa e inovação.

A visita foi organizada pela Câmara de Comércio Brazil-Florida (BFCC) e o grupo campineiro Avanth. O diretor da Nasa participou pela manhã de um encontro com empresários, investidores e acadêmicos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento teve o apoio da Agência de Inovação (Inova Unicamp). Lester mostrou aos participantes as oportunidades de negócios oferecidos por meio de parcerias com a agência espacial. “O objetivo é mostrar que a Nasa oferece uma grande quantidade de tecnologias que podem ser compartilhadas com empresas brasileiras”, disse.

Ele comentou que o Brasil é um país promissor e que necessita de avanços tecnológicos. “A palestra apontou o potencial das tecnologias desenvolvidas pela Nasa e agora esperamos que os empresários locais apontem quais são as necessidades dos brasileiros. A missão tem o cunho educativo de apontar oportunidades.”

A transferência de tecnologia é realizada por meio do pagamento de royalties. “O custo dos royalties é baixo. O objetivo é permitir o acesso às tecnologias e disseminá-las”, comentou. Lester salientou que as empresas da região têm um grande potencial de intercâmbio com a Nasa porque já vivem em um ambiente de desenvolvimento de alta tecnologia.

O diretor afirmou que o centro tem inúmeras tecnologias que podem interessar à região como um processo para evitar a contaminação do lençol freático e também produtos para evitar a corrosão do solo e de outros materiais. “A partir do trabalho realizado nos laboratórios da Nasa, foi possível o desenvolvimento de muitas tecnologias como a câmera digital e um processo que reduz de 12 horas para uma hora um procedimento médico de alto risco”, disse.

Sinergia

O diretor da Câmara de Comércio Brazil-Florida (BFCC), Jefferson Michaelis, afirmou que é possível estabelecer uma sinergia entre a região e a Nasa. “A troca de informações e a transferência de tecnologia para empresas locais, por meio de parcerias comerciais, são fatores importantes para impulsionar a economia da região. O mais importante é que as tecnologias possam ajudar a melhorar a vida das pessoas.” A visita do diretor da Nasa no Brasil inclui apresentações, além de Campinas, em São Paulo, Sorocaba, Araraquara e no Rio de Janeiro. Em Campinas, os representantes da Câmara e da Nasa visitaram uma escola municipal e tiveram um encontro com o prefeito Jonas Donizette (PSB). O Grupo Avanth aproveitou o evento para lançar o braço internacional da empresa. O foco será prestar consultoria para investidores que pretendem gerar novos negócios no Exterior.