05/12/03 13h13

Natura inaugura nova sede em São Paulo

Projeto apoiado pela Investe SP tem capacidade de abrigar mais de 1,6 mil colaboradores

Investe São Paulo e Natura

A Natura inaugurou nesta quinta-feira, 31 de agosto, sua nova sede administrativa, o Nasp, na zona oeste do município de São Paulo. O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou da cerimônia de abertura, finalizada pelo Governador Geraldo Alckmin.

“A gente fica orgulhoso de ter uma empresa brasileira, hoje, um player global, presente em um terço do mundo. É uma ativo do país, do Brasil, ter boas empresas, investimento e demonstração de confiança em São Paulo”, afirmou.

Para Alckmin, outro ponto positivo na Natura Cosméticos, e motivo de orgulho, é o fato de a empresa ter entre os seus colaboradores pessoas com algum tipo de deficiência. “São 16%, podendo a chegar aos 30%. É um trabalho muito bonito”, elogiou.

“ Temos muito orgulho de ser parceiros de uma empresa que promove sustentabilidade, diversidade e inovação. Nossa equipe está pronta para apoiar em qualquer expansão que a Natura fizer dentro do Estado de São Paulo”, afirma Costa. A agência apoia o projeto do Nasp desde 2013, e assessorou a empresa também na construção do hub logístico em Itupeva.

 O edifício, com capacidade para abrigar mais de 1,6 mil colaboradores, além daqueles alocados no Centro de Distribuição, celebra um novo momento de expansão da Natura. Um marco arquitetônico, o Nasp foi projetado para traduzir os valores da marca e cultivar um dos pilares mais importantes para a empresa: a filosofia de integrar espaços e pessoas por meio de relacionamentos.

A linguagem arquitetônica da nova sede conversa com a estrutura de Cajamar, onde estão situadas as fábricas da Natura no Estado, ao resgatar e reforçar as escolhas que, em 2001, declararam os princípios de como a empresa se posiciona no espaço: ambientes abertos, permeáveis, que estimulam a conexão entre as pessoas e das pessoas com a natureza. Toda a fachada do edifício é revestida com vidro, o que favorece a integração dos espaços internos e externos – em particular a mata do entorno.

 Para promover ainda mais integração entre as diferentes áreas da Natura, o Nasp reúne ainda, na Central de Experiência da Consultora, os times de Vendas, Operações e Logística, Tecnologia e Facilities. A Central acompanha o negócio da Natura em tempo real para oferecer o melhor serviço para consultoras, consumidores, força de vendas e colaboradores.

 “A inauguração do Nasp coincide com um momento muito importante para a Natura, de grandes transformações, como a revitalização da venda por relações e avanços na internacionalização da empresa, com a compra da The Body Shop”, afirma João Paulo Ferreira. “O Nasp complementa a nossa rede logística mas, mais do que isso, ele traduz nosso desejo de colocar a Consultora de Beleza Natura no centro das nossas decisões, com uma Central dedicada a trazer soluções para o sucesso delas”, complementa.

 A nova sede também foi pensada para reforçar a troca entre os colaboradores. São 55 salas de reuniões inteligentes, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões, salas para atividades que exigem concentração ou privacidade e auditório. A infraestrutura local ainda conta com restaurante para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem Estar, banco, lanchonete e farmácia, entre outras facilidades para os colaboradores.

 Construção sustentável

Os materiais empregados na construção asseguram conforto ambiental e eficiência energética, com uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas e teto verde, que intensifica o isolamento térmico do edifício. Na construção, 14% dos materiais utilizados têm conteúdo reciclado e 37% foram beneficiados em um raio de 800 km, diminuindo a demanda por transporte e favorecendo o consumo local. 100% da madeira incorporada na construção da sede possui certificado FSC. O aproveitamento da luz natural e da vegetação local refletem ainda os princípios que conduzem as ações da Natura: compromisso socioambiental e transparência.

 Com projeto do Dal Pian Arquitetos, o edifício administrativo se integra ao Centro de Distribuição, que atingiu plena capacidade de operação no ano passado. Ao todo, são 65 mil metros quadrados de área construída, em que a preocupação com a acessibilidade é central. No edifício administrativo, quatro elevadores panorâmicos, rampas de acesso e passarelas que facilitam a locomoção. Além disso, o Centro de Distribuição foi concebido para oferecer oportunidade de emprego para pessoas com deficiência física e cognitiva. As linhas de separação utilizam a tecnologia picking by light. Ela permite que pessoas com deficiência separem os produtos, com o acionamento de luzes que indicam as tarefas a serem executadas de maneira intuitiva. Hoje, cerca de 16% dos colaboradores do CD são pessoas com deficiência.

 

A nova sede da Natura está em um ponto estratégico da cidade, próximo ao km 13 da Rodovia Anhanguera, com fácil interligação a diversos outros bairros da região e acesso rápido às rodovias Anhanguera e Castello Branco, além da Marginal Tietê.