16/10/17 15h17

Nova indústria chega a Lençóis Paulista em 2018

Articulação do prefeito Prado viabiliza vinda de Grupo Sepac; nova indústria prevê até 200 vagas na inauguração

Jornal o Eco

O prefeito Anderson Prado de Lima (PSB) pode cravar a vinda - já no primeiro ano de sua administração - de uma nova indústria para Lençóis Paulista. Com sede no Paraná, o Grupo Sepac está em adiantado processo de negociação da compra de uma grande área localizada nas imediações do Distrito Empresarial Luiz Trecenti. Os investidores paranaenses chegam forte - ocupando o quarto lugar no ranking das empresas que mais faturam no Município - e planejam expandir os negócios para a cidade colocando em operação uma nova unidade de produção que deve gerar 200 novos empregos até junho de 2018 chegando a mil novos postos de trabalho até o quinto ano de atividade.

Fundado no final da década de 1970, na cidade de Mallet, no sul do Paraná, o Grupo Sepac iniciou as atividades atuando no plantio de áreas de reflorestamento e comércio de mudas florestais, mas migrou para a produção de papel higiênico, guardanapos e toalhas de papel e fraldas descartáveis, área na qual se consolidou. Hoje, sua unidade fabril é responsável pela produção de mais de dois terços dos produtos do gênero no estado vizinho. A empresa também é líder de mercado em toda a região Sul do país e comercializa seus produtos para o Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste, Estados Unidos e boa parte dos países do Mercosul.

Além da localização estratégica, no centro do estado de São Paulo, a motivação para a escolha de Lençóis Paulista para o projeto de expansão teria sido a Lwarcel Celulose, que seria a principal fornecedora de matéria-prima para o grupo paranaense. O interesse pela cidade já existiria há alguns anos, mas as negociações só teriam avançado este ano, por intermédio do prefeito Prado de Lima.

O ECO apurou junto aos envolvidos nas negociações que o empenho e a articulação de Prado de Lima teriam destravado conversas entre os investidores e empresários locais. Segundo informações obtidas pela reportagem, houve intensas conversas nos últimos dias que praticamente selaram a instalação de uma unidade do Grupo Sepac em Lençóis Paulista.

A informação é que representantes da empresa já tiveram pelo menos duas reuniões no Paço Municipal e que o próximo encontro deve acontecer na semana que vem, quando uma comitiva lençoense viajará até Mallet. A reportagem tentou o contato com o prefeito, mas não conseguiu localizá-lo. Prado deve ir ao Paraná acompanhado do presidente da Câmara Manoel dos Santos Silva, o Manezinho (PSDB).

Outra informação extraoficial é que a empresa planeja colocar o projeto em andamento assim que a compra do terreno estiver concretizada. A expectativa é que a unidade entre em funcionamento no segundo semestre de 2018, parte de um plano ousado de expansão feito pelo Grupo Sepac.