31/10/12 15h40

Novo laboratório da Fibria desenvolve pesquisas em biotecnologia e biorrefinaria

Jornal Dia a Dia

Laboratório reúne modernos equipamentos a serviço do desenvolvimento de pesquisas com eucalipto, celulose e biorrefinaria

O novo laboratório do Centro de Tecnologia da Fibria, em Jacareí, alinha-se ao que há de mais moderno em pesquisa e desenvolvimento nesta área. Inaugurado no dia 17 de outubro, o local passa a desenvolver pesquisas voltadas a biotecnologia e biorrefinaria.
As novas instalações são resultado de um investimento de cerca de R$ 8 milhões, realizado nos últimos dois anos. No laboratório os trabalhos são conduzidos por profissionais próprios e parceiros, com elevada qualificação técnica, à altura dos desafios da empresa em inovação.

O Centro de Tecnologia da Fibria é uma área corporativa, que atua em todas as unidades da empresa, agora com dois laboratórios em atividade: um em Jacareí (SP) e outro em Aracruz (ES). Nos laboratórios são realizadas pesquisas para a geração de clones superiores (mudas de eucalipto), identificação de técnicas avançadas de manejo florestal e desenvolvimento de novos produtos, que darão origem às florestas plantadas nas regiões onde a empresa atua e à celulose de alta qualidade, exportada para vários países, em todos os continentes.

Segundo o gerente-geral do Centro de Tecnologia da Fibria, Fernando Bertolucci, a estrutura conta com modernos equipamentos de biotecnologia e biorrefinaria. “A Fibria é uma das empresas do setor que investe em pesquisa e tecnologia, de forma constante e consistente: a inovação é uma das nossas principais forças”, conclui, destacando a importância do empreendimento.

O laboratório em Jacareí está instalado próximo à área fabril da empresa com uma infraestrutura de aproximadamente 700 metros quadrados, onde estudos em biotecnologia e biorrefinaria são conduzidos por meio de laboratórios ainda mais específicos.
Os projetos de inovação desenvolvidos pela Fibria buscam proporcionar ganhos em excelência operacional, ambiental e social, alinhados à estratégia de sustentabilidade da companhia. Entre as principais ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico, destacam-se: desenvolvimento de novos clones, proteção florestal, tecnologia de processos e de sustentabilidade, desenvolvimento de produtos e prospecção tecnológica em biomassa energética e biocombustível, a partir de eucalipto.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 985 mil hectares, dos quais 405 mil são destinados à conservação ambiental.