16/10/14 14h24

Novo terminal de passageiros de Viracopos começa a operar

A Azul iniciou a migração de suas operações para o local, com cinco voos. Aeroporto será ocupado em definitivo até março de 2015, quando o atual será desativado

Correio Popular - Campinas

A Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, iniciou oficialmente nesta quinta-feira (16) a transferência de voos para o novo terminal de passageiros. A Azul é a primeira companhia a transferir parte de sua operação para o novo terminal.

O primeiro voo partiu às 5h35 para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Em seguida partiram voos para Vitória (ES), às 5h50; Florianópolis (SC), às 5h58 e para o Galeão, também no Rio, às 6h. Passageiros da Azul também foram os primeiros a desembarcar no novo terminal, em um voo procedente de Cuiabá (MT). Os cinco voos terão frequência de segunda a sábado. A Azul não definiu ainda quando fará a transferência de todas suas operações para o novo local.

De acordo com a assessoria de imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos, toda operação será transferida até março de 2015, quando as companhias aéreas deverão ter migrado, desativando o atual. No dia 1º de dezembro, a ala internacional do Novo Viracopos será aberta. A Azul é quem estreia a ala com um voo para Fort Lauderdale, nos EUA. No dia seguinte, a American Airlines estreia em Campinas seu primeiro dos três voos semanais para Nova York. Na sequência, a companhia aérea norte-americana dá início, no dia 3, ao voo diário para Miami. No dia 10, pousa em Campinas o voo 729, procedente da Cidade do Panamá, e que marca a operação da Copa Airlines em Viracopos. O voo inaugural da companhia panamenha parte de Campinas no dia seguinte, às 2h45. A Azul encerra, no dia 15, a primeira leva de operações internacionais, com um voo diário para Orlando. Atualmente, Viracopos já opera três voos semanais para Lisboa, realizados pela portuguesa TAP.

Para Luiz Alberto Küster, diretor-presidente de Viracopos, apesar do atraso na obra, que deveria ser entregue em 11 de maio, a concessionária conseguiu fazer em dois anos, etapas previstas para quatro, o que ampliou o que estava definido pelo edital de concessão do aeroporto.