19/02/18 12h41

Número de microempreendedores aumenta em Mogi e movimenta emprego e renda

O diário de Mogi

O número de microempreendores em Mogi das Cruzes cresceu em 48,20% de 2015 até agora. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social tinha há três anos 12.510 cadastrados, hoje o número chega a 18.541. Na Cidade, eles estão entre os que mais movimentam o mercado de trabalho. Só para este ano, mais de R$ 3,5 milhões serão disponibilizados para empréstimo à categoria.

É possível analisar que um dos fatores que explicam o crescimento foi a crise econômica, já que muitas pessoas perderam o trabalho com carteira assinada e recorreram à renda com o serviço autônomo. Consequentemente, os setores com maior volume de inscrição são os de manicure e cabeleireira, atividade de 1.389 microempreendedores. Seguido por comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 1.123 matrículas, e depois os autônomos da construção civil, com 613 registros.

O titular da pasta municipal, Clodoaldo de Moraes, em entrevista a O Diário, destacou que esta atividade é uma das que mais cria empregos na Cidade. Por isso, foi disponibilizado aos empreendedores o banco de dados do Emprega Mogi, para consulta de currículos dos profissionais.

Além disso, Moraes ressaltou que o maior número de pedidos de financiamento dos micros vem dos que trabalham com o comércio. Mas um dos projetos da pasta é descentralizar as ações do Banco do Povo, levando os serviços também aos empreendedores de comunidade e associações. “A proposta é popularizar o Banco do Povo, levando-o para a comunidade, por meio das associações. Para este ano, temos mais de R$ 3,5 milhões em caixa para empréstimo. Nosso objetivo é movimentar a economia local, gerando empregos e novas oportunidades”, destacou.

O crédito destina-se tanto para empreendedores formais quanto os informais, cooperativas ou formas associativas de produção ou trabalho. Ou seja, mesmo quem não tem empresa aberta pode ser beneficiado pelo programa. Os juros oferecidos são os menores do mercado: apenas 0,35% ao mês.

As pessoas físicas que trabalham por conta própria, informalmente, podem obter até R$ 3 mil no primeiro empréstimo, podendo chegar ao máximo de até R$ 5mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento de até 24 meses. Pessoas jurídicas podem obter até R$ 5 mil no primeiro empréstimo, se o período de inscrição no CNPJ for menor que seis meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 7,5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 20 mil no quarto crédito, com prazo de pagamento de até 36 meses.

A unidade do Banco do Povo de Mogi fica na sede do Executivo, na Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277, no Centro Cívico. Mais informações podem ser obtidas nos telefones 4798-5099 / 4795-5148 / 4798-7452