21/03/17 15h33

Número de microempreendedores de Mogi cresce 20% em um ano

Em 2016, foram cadastrados 15.144 MEIs, no entanto apenas 7.377 são realmente reconhecidos peta prefeitura

Diário do Alto do Tietê

Mogi das Cruzes fechou o ano de 2016 com um total de 15.144 Microempreendedores individuais (MEIs) cadastrados. O número é 20,4% maior que o contabilizado em 2015,quando havia 12.570 inscritos. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rinaldo Sadao Sakai, os números positivos são resultantes do trabalho de incentivo ao empreendedorismo realizado pela administração municipal.

Apesar disso, no entanto, ele destaca que dos mais de 15 mil cadastrados, apenas 7.377 são realmente reconhecidos pela prefeitura. Isso porque aos demais constam alguma pendência para que haja a efetivação da regularização. “ Muitas vezes o cidadão faz o cadastro no portal do empreendedor, mas não cumpre as demais etapas, acaba não formalizando junto à prefeitura", explicou.

Para que este problema seja solucionado, mutirões são realizados para levar informações aos interessados. Um exemplo disto será a Feira do Emprego e Empreendedorismo a ser realizado no próximo dia 7 de abril. “Nós teremos palestras com representantes de diversas entidades ligadas ao setor, sendo uma oportunidade de instruir os MEIs a se regularizarem", comentou.

O Secretário ressaltou por fim, que o incentivo ao empreendedorismo é na verdade um investimento. Isso porque tais atividades movimenta a economia local.

“Muitas pessoas já têm o perfil para ter o próprio negócio e, a partir do momento que recebem uma capacitação, ela conquista um mercado melhor e, na medica em que vai obtendo sucesso, também capta mais mão de obra, e isso significa mais geração de emprego. Consequentemente, a cidade é quem ganha com isso”, concluiu.

Serviço

Mais informações sobre o serviços podem ser obtidos no site da Prefeitura. Para isso, basta acessar www. mogidascruzes.sp.gov.br e digitar “Microempreendedor Individual” na barra de busca que aparece no canto superior direito, logo na página inicial do portal.

Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza no próximo dia 7 de abril, das 9 às 16h30, a Feira do Emprego e Empreendedorismo. O evento acontecerá na estrutura do Pró-Hiper, no Mogilar, e reunirá diversos serviços, palestras e cursos a quem está buscando um lugar no Mercado de Trabalho, além de atendimento aos empreendedores da cidade, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEI).

“Este é um serviço importante que a prefeitura coloca à disposição da população neste momento em que vivemos. Os participantes terão, em um só local, acesso a uma série de serviços, que vão desde a elaboração de currículos e a emissão da carteira de trabalho, que serão feitas pelo Emprega Mogi, até a presença de agências de emprego e pré-seleções que serão realizadas por empresas. Além disso, entidades parceiras também estarão presentes para oferecer atendimento e palestras de qualificação", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Sadao Sakai.

O chefe da pasta lembrou ainda que, além dos serviços voltados a quem busca um emprego, os empreendedores também serão atendidos com diversos serviços. Os Microempreendedores Individuais terão atendimento de contadores, em uma parceria com escritório local do Sescon, para a regularização, inclusive quanto ao recolhimento do Documento de Arrecadação Simplificada (DAS) e à documentação.

O escritório regional do Sebrae, o Banco do Povo, a Sala do Empreendedor, o Procon, o Ciesp e a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) também estarão no evento para oferecer atendimento aos empreendedores. O Pró-Hiper fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 540, Mogilar.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo programa Emprega Mogi podem ser obtidas pelo telefone 4699-1900. Já o atendimento a Microempreendedores) é realizado pela Sala do Empreendedor, na sede da Prefeitura de Mogi.